Em primeiro plano, vale ressaltar como o meio em que o jovem está inserido, tem a capacidade de influencia-lo. Na obra" rebelião das massas" do filósofo Ortega Y Gasset, é analisado o fenômeno sociocultural de pessoas que são cooptadas por discursos ou por hábitos de um determinado grupo em troca de aceitação social. Nesse sentido, o jovem por ter intrínseco dentro de si, uma aversão a qualquer tipo de rejeição, se rende a pressões externas, para fazer parte de um coletivo independente dos malefícios de seus hábitos. Por conseguinte, o jovem é imerso no universo alcóolico precocemente e caso haja fatores genéticos preponderantes que criem uma relação de dependência com a bebida, certamente essa imersão será muito mais profunda com o passar dos anos.
Cabe mencionar, em segundo plano, a má influencia de uma educação negligenciada por parte da família. Em diversos ambientes familiares, desde muito cedo, jovens convivem com o consumo do álcool no seio familiar por parte dos pais, tios e avós. Nesse sentido, um grupo de cientistas australianos e holandeses se debruçou sobre 131 estudos estudos relacionados ao assunto para descobrir o papel que pais e mães desempenham nessas estatísticas. Pois dois pontos se sobressaíram: a quantidade de álcool disponível em casa e a relação que os adultos têm com a cerveja, uísque e afins influenciam bastante na iniciação dos jovens. De acordo com os responsáveis pela análise, se os pais costumam compartilhar experiências engraçadas ou agradáveis regadas a drinques, os filhos criam expectativas positivas sobre o hábito. E, isso favorece, portanto, a experimentação precoce.
Nesse contexto, portanto, infere-se que as influências internas e externas tem íntima relação com o aspecto educacional. Desse modo, é imperiosa uma ação do MEC, que deve, por meio da oferta de debates e seminários nas escolas, com a participação das famílias, orientar os jovens desde cedo sobre os malefícios que o consumo diário do álcool podem gerar. Somente assim, observar-se-ia a mitigação desse problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.