Em primeira análise, limitar o aprendizado somente na escola é um percalço que precisa ser revertido. Nessa perspectiva, o intelectual Paulo Freire demonstra com a sua frase–"Se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda"–o quão importante é ter acesso à educação. Entretanto, o exposto não é efetivado e isso se deve a diversos fatores, a destacar os indivíduos que não possuem o material ou mesmo desconhecem o método de utilização deste. Assim, se não houver a efetivação desse meio de ensino, a tendência é a sociedade continuar estagnada.
Outrossim, mesmo com a especialização que os professores possuem para dar aulas presenciais, outros problemas surgem quando deslocados para o ambiente virtual. A partir disso, segundo o livro "O Ser Humano em Tempos de Covid-19", os professores não detém do conhecimento necessário para preparar uma Vídeoaula. Dessarte, é possível inferir que o problema se encontra, seja nos alunos, seja nos educadores que mesmo este possua o meio de comunicação requisitado, a ausência de saber como usar impossibilita o fornecimento das aulas na internet. Então, o aprendizado de como utilizar as ferramentas é mister para todos os associados.
Portanto, intervir contra o analfabetismo digital é de suma importância para a criação de uma sociedade coesa. Para isso, o Governo Federal, principal influente do executivo, deve criar um curso fornecido tanto nas instituições de ensino quanto online, que ofereça os conhecimentos precisos para as aulas virtuais, mas também fornecer um personalizado aos pedagogos, a fim de amenizar os problemas associados às aulas de vídeo, ao vivo principalmente. Acerca do material preciso para as aulas, é preciso que o Estado implemente no Cadastro Único o fornecimento de "tablet" com internet aos que necessitam e que será devolvido ao fim do uso. Dessa maneira, a educação tornar-se-á mais acessível, diferentemente da realidade distópica de "Interestelar".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.