Nesse contexto, é lícito destacar que a diminuição da valorização da variedade linguística dos índios é um problema, pois a língua falada marca a característica cultural de um povo. Desse modo, para o ativista político Marthin Luther King, quem aceita o mal sem protestar coopera com ele, ou seja, aceitar o esquecimento da forma comunicativa dos indígenas pelo processo de aculturamento é contribuir para a persistência desse cenário preocupante na sociedade que precisa ser evitado.
Ademais, vale postular que a ineficiência das políticas públicas para ajudar na preservação também intensifica o processo de extinção e, por isso, necessita-se da manifestação populacional para impedir que a desvalorização se propague ainda mais. Nesse sentindo, os estudos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostram que o Brasil é o terceiro país com o maior número de línguas ameaçadas. A partir disso, é fundamental que o idioma como aspecto imaterial da cultura, tendo o direito de ser preservado desde a Declaração Universal dos Direitos do Homem em 1948, receba maior valorização das políticas públicas.
Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país - incentivar a que as línguas indígenas recebam maior prestigio por meio de produções musicais e literárias que abordem temáticas utilizando palavras de tais idiomas de maneira enaltecedora. Feito isso, a finalidade é evitar que o processo de aculturamento iniciado em 1500 ameace os códigos de comunicação dos índios ainda existentes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.