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Por EduardaBeatriz
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#48741
Quando Pedro Alvares Cabral chegou no Brasil em 1500 haviam cerca de 1300 língua indígenas faladas, mas o processo de aculturamento devido ao contato com os colonizadores fez o português se sobrepor sobre os demais idiomas da colônia. Nisso, atualmente, existem apenas 270 língua indígenas e elas correm o risco de serem extintas. Com isso, urge a análise dos fatores que contribuem para essa problemática, sendo eles a diminuição da valorização e a falta de investimento das políticas públicas para a preservação.

Nesse contexto, é lícito destacar que a diminuição da valorização da variedade linguística dos índios é um problema, pois a língua falada marca a característica cultural de um povo. Desse modo, para o ativista político Marthin Luther King, quem aceita o mal sem protestar coopera com ele, ou seja, aceitar o esquecimento da forma comunicativa dos indígenas pelo processo de aculturamento é contribuir para a persistência desse cenário preocupante na sociedade que precisa ser evitado.

Ademais, vale postular que a ineficiência das políticas públicas para ajudar na preservação também intensifica o processo de extinção e, por isso, necessita-se da manifestação populacional para impedir que a desvalorização se propague ainda mais. Nesse sentindo, os estudos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostram que o Brasil é o terceiro país com o maior número de línguas ameaçadas. A partir disso, é fundamental que o idioma como aspecto imaterial da cultura, tendo o direito de ser preservado desde a Declaração Universal dos Direitos do Homem em 1948, receba maior valorização das políticas públicas.

Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país - incentivar a que as línguas indígenas recebam maior prestigio por meio de produções musicais e literárias que abordem temáticas utilizando palavras de tais idiomas de maneira enaltecedora. Feito isso, a finalidade é evitar que o processo de aculturamento iniciado em 1500 ameace os códigos de comunicação dos índios ainda existentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por dudaramos1
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#48943
@EduardaBeatriz

Quando Pedro Alvares Cabral chegou no Brasil (vígula)em 1500(vírgula) haviam cerca de 1300 línguas indígenas faladas, mas o processo de aculturamento devido ao contato com os colonizadores fez o português se sobrepor sobre os demais idiomas da colônia. Nisso, atualmente, existem apenas 270 língua indígenas e elas correm o risco de serem extintas(Por que elas correm esse risco?) . Com isso, urge a análise dos fatores que contribuem para essa problemática, sendo eles a diminuição da valorização e a falta de investimento das políticas públicas para a preservação.
Sua introdução possui os elementos necessários, porém vc poderia ter trago informações mais completas, como pontuei.

Nesse contexto, é lícito destacar que a diminuição da valorização da variedade linguística dos índios é um problema, pois a língua falada marca a característica cultural de um povo. Desse modo, para o ativista político Marthin Luther King, quem aceita o mal sem protestar coopera com ele, ou seja, aceitar o esquecimento da forma comunicativa dos indígenas pelo processo de aculturamento é contribuir para a persistência desse cenário preocupante na sociedade que precisa ser evitado. (Quem e por que está contribuindo para a desvalorização da língua? O Estado sendo negligente? Ou o corpo social que não se interessa com a causa?
Seu D1 falta argumentação, gostei de vc ter usado o Luther King, mas faltou evidenciar quem está contribuindo com essa negligência e como está, isso seria sua argumentação.

Ademais, vale postular que a ineficiência das políticas públicas para ajudar na preservação também intensifica o processo de extinção e, por isso, necessita-se da manifestação populacional para impedir que a desvalorização se propague ainda mais(Seu tópico frasal ficou meio longo, poderia ter retirado a parte em negrito, desnecessária.). Nesse sentindo, os estudos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostram que o Brasil é o terceiro país com o maior número de línguas ameaçadas. A partir disso, é fundamental que o idioma como aspecto imaterial da cultura, tendo o direito de ser preservado desde a Declaração Universal dos Direitos do Homem em 1948, receba maior valorização das políticas públicas.
Seu parágrafo ficou muito expositivo, você colocou dois repertórios e não argumentou acima deles, além de não ter citado como a ineficiência das políticas públicas corroboram com a problemática, sendo que elas estão no seu tópico frasal

Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país - (Agente+Detalhamento) incentivar a que as línguas indígenas recebam maior prestigio por meio de produções musicais e literárias que abordem temáticas utilizando palavras de tais idiomas de maneira enaltecedora(Ação). Feito isso, a finalidade é evitar que o processo de aculturamento iniciado em 1500 ameace os códigos de comunicação dos índios ainda existentes(Finalidade).
Faltou o Modo/Meio na sua proposta.

Então foi isso Eduarda, espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição. Um lindo 2021 pra vc, até mais! <3
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