Em primeira análise, cabe ressaltar a rotina desregrada e a falta de tempo como impulsionadores da problemática. De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, a falta de tempo é uma característica da pós-modernidade. Tal escassez - resultado de rotinas pouco controladas - permitiu o surgimento da cultura do 'fast-food', onde é priorizado alimentações rápidas, geralmente com alimentos de baixo valor nutricional, a fim de gastar o menor tempo possível com a alimentação, o que, infelizmente, gera diversos problemas de saúde, como diabetes, obesidade ou mesmo, câncer. Entende-se, dessa forma, que a falta de tempo contribui com as deficiências nutricionais.
Faz-se mister, ainda, salientar a ausência de medidas do poder público como intensificador do problema. Segundo o filósofo positivista Augusto Comte, o estado deve garantir o progresso da sociedade. Todavia, o estado brasileiro, em contraste com sua obrigação, não faz medidas efetivas para garantir que os alimentos vendidos nas redes de 'fast-food' contenham apenas ingredientes inofensivos à saúde, o que permite que estas redes disponibilizem alimentos sem o devido controle nutricional. Desse modo, o estado intensifica a problemática.
Infere-se, portanto, que a saúde nutricional é um problema a ser superado. Dessa forma, urge que o Poder Executivo, através do Ministério da Saúde, deve criar campanhas de conscientização, em ambientes públicos, mostrando os risco de uma má-alimentação, visando melhorar os índices nutricionais da população. Além disso, cabe ao poder público, através da fiscalização, a garantia da qualidade dos ingredientes utilizados nas redes de 'fast-food' Feito isso, o Brasil poderá, finalmente, superar a má nutrição e seus efeitos colaterais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.