Desse modo, apesar da aprovação de 3 leis esse ano que promovem a maior acessibilidade e integração da tecnologia na sociedade brasileira, como a Lei Internet das Coisas, que tem como ideia principal que o mundo físico e o mundo virtual se tornem um só, nem todos poderão gozar dessa sociedade hiper conectada. Portanto, se por um lado temos resultados positivos como tecnologia mais barata, mais empregos e democratização do conhecimento, por outro temos pessoas que não conseguirão gozar de sua plena cidadania e como consequência disso ficarão socialmente marginalizadas, já que a exclusão digital coopera diretamente para a exclusão social e acaba por tirar da sociedade vários direitos básicos que são constitucionalmente garantidos.
Uma vez que a internet contribui para melhorar fatores sócio econômicos em nível global a revista britânica The Economist fez um estudo patrocinado pelo Facebook sobre o assunto. Dentre os quesitos de avaliação, em prontidão do acesso o Brasil ficou em 44º lugar de 100 países, tendo como pontos fracos exatamente a alfabetização digital e a acessibilidade. Sendo assim, apesar dos esforços para promover o uso das tecnologias, ainda nos encontramos à margem da evolução tecnológica já que a população brasileira não consegue se integrar nessa realidade, levando a economia em geral a perderem grandes oportunidades de crescimento, já que no mundo globalizado a tecnologia é uma grande ferramenta de progresso.
Portanto, é mister que não apenas o governo, mas instituições particulares e ONG’s atuem na democratização do uso das tecnologias de conectividade. Para que isso aconteça o Congresso Nacional deve sancionar o Decreto n° 8/2020 para que o acesso à web seja um direito constitucional e que os governantes deem apoio financeiro a projetos como o CDI, Comitê de Democratização de Informática. Com isso, espera-se a diminuição do analfabetismo digital bem como o auxílio na economia proporcionando o surgimento de novos métodos e práticas no mercado nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 145
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 135
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.