Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a obesidade. Nesse sentido, não aprendemos nutrição básica na escola e e nem temos algum incentivo para nos interessarmos sobre isso quando crianças ou mais jovens. Segundo Hipócrates, o pai da medicina, “as doenças originavam-se da natureza e por ela poderiam ser curadas, quando se estabelece um equilíbrio entre meio ambiente, alimentos ingeridos e espírito”, ou seja, para garantir que os cidadãos desfrutem de um direito básico, como a saúde, temos que ter um bom conhecimento sobre a alimentação.
Ademais, é fundamental apontar o fato de que o mercado dos alimentos é extremamente lucrativo e vem se tornando cada vez presente no cotidiano, o que incentiva o aumento da obesidade no Brasil. Segundo a PNS, edição de 2020, a proporção é que duas a cada 5 pessoas estão obesas no Brasil e esse número vem crescendo de ano em ano. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Então vemos a necessidade de combater essa doença crônica. Para isso é importante que o Estado, por intermédio das escolas, comece a implantar nutrição como uma matéria básica para as crianças e adolescentes, reestruturando o plano de ensino que temos nos dias de hoje, à fim de criar adultos mais conscientes e saudáveis. Assim, teremos uma sociedade que utiliza dos alimentos para equilibrar o corpo, como diz Hipócrates.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.