Em primeira análise , vale ressaltar que segundo dados do IBGE , o Brasil é o maior exportador de carne bovina. Dessa forma, o aumento da criação de gado de corte se intensifica e com isso , a derrubada de árvores também aumenta, visto que a pecuária na maioria das vezes se utiliza das florestas ,como, por exemplo a Amazônia, na qual é prejudicada tanto pelas queimadas que liberam carbono na atmosfera quanto pela degradação do solo causada pela retirada da vegetação natural. Existe uma lei que pune essas ações , mas os responsáveis por esse crime ambiental geralmente não são penalizados , o que faz com que esses indivíduos não temam sua conduta.
Por conseguinte, insetos atacam plantações , o que preocupa os produtores , já que podem matar a lavoura , ou até mesmo reduzir sua qualidade junto com o preço. O meio de diminuir os desastres causados por esse animal , é a utilização de agrotóxico. Porém este é prejudicial para a saúde do ser humano quando em excesso. De acordo com o site G1 , o Brasil usa 500 mil toneladas de agrotóxicos por ano. Com isso , é notório a falta de preocupação não só do governo pela liberação desta pesticida , mas também pelos agricultores mesmo sabendo da ação negativa desse produto na saúde do consumidor.
A produção de alimentos saudáveis assim como a preservação ambiental é necessário. Em vista disso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente em parceria com os governos estaduais criar o projeto ''Um mundo mais saudável'' , no qual seria feito por meio de palestras afim de debater com os produtores locais de cada região a importância de usar alternativas naturais para substituir pesticidas ,como, por exemplo insetos capazes de ter o mesmo efeito que a inseticida . Além disso, é necessário que o lugar no qual a pecuária é produzida seja substituída por terras que não precisem desmatar ou queimar , com isso o governo deve fazer parcerias com os agricultores em relação aos locais que serão produzidos, com a finalidade de não causar mais danos a natureza com a criação de bovinos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.