De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o número de jovens fumantes saltou de 7,4% em 2016 para 8,5% em 2017. Acredita-se que, este aumento do tabagismo entre os jovens tem como influência o uso do narguilé, que além de trazer impactos á saúde, mostrou ser também um dos caminhos para o consumo do cigarro industrial.
Entre os males do tabagismo, pode-se citar o desenvolvimento de doenças como a tuberculose, infecções respiratórias, infertilidade e câncer de pulmão. Estima-se que no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina. Vale salientar que, além de causar estes impactos na saúde do indivíduo, o uso do tabaco também pode influenciar o consumo de drogas pesadas, como a cocaína e o crack, agravando a saúde, trazendo mais vícios a tona.
Portanto, em vista dos fatos apresentados, é de extrema urgência adotar medidas eficientes para a resolução deste impasse. Primeiramente, o Governo Federal deve implementar leis mais rígidas às empresas e fabricantes de cigarros, para que tornem os produtos menos nocivos dentro do possível. Também é dever do mesmo investir em uma campanha contra o uso do tabaco, por meio de influenciadores de mídias sociais, visto que, os jovens devem ser o público alvo desta conscientização. Tais implementações visam solucionar este impasse, tornando o vício e o tabagismo uma mazela passada na história brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.