Apesar de que na Revolução Francesa, que tinha como lema “Liberdade, Fraternidade e Igualdade”, as mulheres tenham lutado ao lado dos homens e tenham sido de suma importância para notáveis conquistas, passado essa fase voltaram ao lugar que ocupavam na sociedade. A centralização dos homens em todas as esferas sociais é uma característica da sociedade e um sério agravante a descriminação de gênero, pois impossibilita que as mulheres estejam em posições de prestígio. Assim sendo, podemos observar de forma mais marcante no fato de que de 38 presidentes da república no Brasil tivemos apenas uma mulher, como também podemos ver de modo mais discreto, em atitudes que são vistas pela sociedade como inocentes ou normais, como um garçom entregando a conta ao homem assumindo que ele irá pagá-la, ou na diferenciação da criação dos filhos. Criando o filho de um modo e a filha de outro, no julgamento de mulheres que não desejam ter filhos como exemplos do preconceito de gênero enraizado na nossa sociedade.
Ademais, com base em dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as mulheres recebem 20% a menos que os homens no Brasil, mesmo com formações iguais, ou até melhores em alguns casos, a mulher ainda não conquistou a igualdade salarial. Além disso, as mulheres sofrem no mundo corporativo por engravidarem e tem dificuldades para sua recolocação após a gravidez, também vemos maior atenção a termos como “Mansplaining”, que representa como homens tendem a explicar coisas óbvias para mulheres ou que elas já tenham conhecimento, e “Manterrupting”, quando o homem interrompe a fala de uma mulher, por serem muito praticados em ambientes de trabalho, além do próprio machismo. Todos esses fatores geram grandes dificuldades para as mulheres que acabam por se sentirem menosprezadas e torna ainda mais difícil para que as mulheres consigam empregos e consequentemente sua própria fonte de sustento para que não dependam financeiramente de terceiros, na maioria das vezes seus companheiros.
Portanto, é mister que o estado tome providências para resolver o impasse. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve apresentar um projeto de lei que será entregue a Câmara de Deputados que promova a liderança de mulheres em lugares de liderança e a democratização no mercado de trabalho para que se tenham salários justos baseados apenas na formação e experiência de cada um. É muito importante também que haja a repreensão de atos sexistas tanto contra mulheres quanto contra homens. Com isso, espera-se, tanto o aumento de mulheres em posições de notoriedade e sendo mais valorizadas, quanto uma sociedade mais justa para ambos os sexos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.