Em primeiro plano, urge analisar que, consoante dados do Fórum Brasileiro de Segurança foram registrados 34,8% desaparecidos a cada 100 mil habitantes em 2016. Contundo, apesar do alto índice de desaparecimentos no território, infelizmente a desinformação em relação a temática ainda é comum para o corpo social, principalmente sobre o protocolo a ser usado, a ideia que deve-se aguardar um dia para notificar as autoridades em todos os casos de sumiço é altamente difundida, quando na realidade as primeiras horas são crucial para localizar menores de idade - visto que são mais vulneráveis - e a queixa deve ser apresentada imediatamente.
De acordo com a escritora Glória Perez, na época em que a novela "Explode coração" estava em exibição e encerrava todas os capitulos mostrando fotos de desaparecidos, aproximadamente 100 pessoas foram encontradas por meio do programa, ou seja, a falta de notariedade que a maioria dos casos recebem na mídia dificulta que a população possa reconhecer o indivíduo e entrar em contato com os órgãos responsáveis ou a família.
Portanto, considerando os desafios que o Brasil enfrenta para combater o desaparecimento de pessoas como a desinformação e a ausência de notoriedade, medidas são necessárias. Dessa forma, cabe a Secretária Nacional de Segurança Pública em associação com a mídia exibir fotos e relatar histórias de desaparecidos em novelas e programas de tv, dessa maneira, aumentando o engajamento social com a causa e a possibilidade que essas pessoas sejam encontradas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.