Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo no Brasil. Nesse viés, Paulo Freire desenvolveu a obra " pedagogia do oprimido" e defende que a educação seria libertadora,bem como capaz de oferecer novas perspectivas as pessoas todavia, a analfabetização tardia àquele que ocorre após os 6 anos pode prejudicar o ideal proposto pelo pedagogo. Já que o analfabetismo evidência a defasagem educacional dificultando a entrada no mercado de trabalho. Embora o Brasil almeje torna-se um país desenvolvido, é incorreto manter o seu povo analfabeto.
Sob outra prisma é necessário atentar-se para a evasão escolar que ocorre por causa da concentração de renda dificulta que jovens e adultos tenham acesso ao sistema educacional. Nesse contexto, ocorre que no Brasil pessoas em situação de extrema pobreza não tenham o privilégio de dar prioridade aos estudos em virtude de escassez de recursos para sua permanência na escola.
Infere-se , portanto, que o problema-se mostra uma grande pedra no caminho para o desenvolvimento do país. Nesse raciocínio , é imprecindivel que o ministério da educação juntamente ao ministério da cultura , criem um projeto de resgate à pessoas não letradas na ideia de estimular é alfabetização de pessoas nessa situação, cabe ao governo investir em escolas e dando ênfase no período noturno é junto à isso crianção de novas bibliotecas públicas nas comunidades incentivando à leitura e a escrita.por fim,
conforme Claire fagin "o conhecimento dará a oportunidade de fazer a diferença"
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada