Primeiramente, deve-se ressaltar a falha governamental como um dos fatores responsável para a falta de alimentos nas instituições escolares. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo Jhon Hobbes, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre o sua função de garantia que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis. Nesse sentido, verifica-se que, infelizmente, mesmo após avanços constitucionais, ainda há uma deficiência na distribuição de alimentos dentro das escolas, tendo em vista que muitas crianças brasileiras enfrentam diariamente grandes adversidades como a fome, o que infelizmente é presente no país.
Semelhantemente, salienta-se o desemprego como mais uma das causas dessa problemática, pois, a baixa quantidade de cozinheiros em organizações educacionais privadas e públicas, é um fator determinante para corroborar com esse fato. Segundo dados estáticos do Brasil, o índice de desemprego aumentou consideravelmente e, por conseguinte, questões como a falta do café da manhã tornaram-se realidade cada vez mais presentes nos colégios, ocasionando pautas discutíveis referente a alimentações nas escolas. Portanto, individualmente, faltam medidas efetivas pelas autoridades competentes para resolver a falha no sistema de alimentações em centros educacionais.
Logo, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma incitava para solucionar o revés. Por isso, cabe ao Ministério da Educação, disponibilizar mais vagas para cozinheiros, por intermédio de inscrições acessíveis em websites, a fim de estabelecer de forma solucionável a distribuição de produtos alimentícios. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeiada pela efetivação dos elementos elencados na magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.