No Brasil o assunto é um dos mais discutidos no momento. Mulheres sofrem caladas dentro de suas casas, frágeis e sem saber se defender, elas ficam em silêncio e até mesmo fecham os olhos para a realidade da vida.
Pode-se uma pessoa aconselhar a denunciar agressor, mas sem a coragem da vítima, tudo fica no escuro e no silêncio.
Mas temos que ver também, que as vezes o medo da mulher agredida não é pelo o que o agressor irá fazer caso ela o denuncie. Tanto que, se a justiça o manter dentro da cadeia, ele nada poderá fazer com ela.
Não podemos fechar os olhos para a realidade. A justiça da para a vítima um papel para o homem não se aproximar, como se aquele pão fosse a defender quando ele invadisse sua casa querendo matar ela.
A justiça tem de ser mais rigorosa na hora do julgamento e a empatia ajudaria muito nesse momento. A empatia de que a vítima não conseguirá dormir a noite por achar que o agressor irá pular sua janela, a empatia de que a vítima não conseguirá sair de dia sabendo que o agressor poderá estar lá a observando.
Tudo isso mexe com o psicológico da vítima, as vezes até mesmo de quem compartilha do mesmo ambiente.
Ex. O filho quer sair com a mãe para o parque, mas a mulher prefere ficar em casa por medo de esbarrar com o homem que bateu ou batia nela. O filho concordará, mas a tristeza será maior.
De qualquer jeito, todos saem perdendo alguma coisa.
Por isso precisamos melhorar a lei sobre a Maria da Penha. Mais comerciais e campanhas contra agressão a mulheres devem ter. Principalmente um tratamento no psicólogo, porque mesmo depois que tudo acabar, o trauma continuará com a vítima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada