A lei de 2003 do Estatuto do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos dos cidadãos com ou mais de 60 anos, além disso, expõe as circunstâncias para os infratores. No entanto, o número de casos de maus tratos têm aumentado sucessivamente. De acordo, com um relatório de 2017 da OMS, cerca de um em cada seis idosos sofre algum tipo de violência, o que evidência que o país possui leis mas falta à ação eficaz do executivo e judiciário.
A questão do idoso é um problema social, no entanto, está relacionado com a questão familiar. Com o aumento da tecnologia, e consequentemente a falta de tempos muitos idosos sofrem com a falta de inclusão, de parceria com os próprios familiares. Por outro lado, existia muitos programas sociais que visam garatir e manter a qualidade de vida, como por exemplo a previdência social e dentre outros. No entanto, a terceira idade está crescendo cada vez mais e o país não possui base para sustentar a demanda, e principalmente a falta de infraestrutura torna esses idosos menos autônomos e mais dependentes de seus familiares que muitas das vezes não tem tempo pra ajudar.
Portanto, é necessário afirmar que o país possui um Estatuto do Idoso com leis relevantes. No entanto, é necessário maior participacao do Governo, para que haja mais fiscalização por meio do Pode Judiciário, para assim amenizar a violência contra os idosos e assegurar os direitos estabelecidos por leis. Por outro, é de extrema importância que o Estatuto do Idoso se alie ao Ministério da Família por meio de seminários para assegurar a inclusão dos idosos na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.