Em primeira análise, percebe-se que o problema concerne principalmente por conta da situação contábil de muitos estudantes durante o período de recesso acadêmico, pois segundo o censo escolar brasileiro mais de 80% dos alunos são da rede pública de ensino sendo que a grande maioria não possui recursos digitais como forma de acesso as aulas remotas o que dificulta o aprendizado e inviabiliza a qualidade educacional. Ademais, vale apresentar a limitação atual da educação à distância, que restringe o uso de aulas práticas como complemento do aprendizado teórico, obstruindo ainda mais a qualidade do acesso às aulas virtuais, e expondo nesse viés a barbárie e a crise junto ao sistema de preservação da didática na esfera social brasileira.
Diante disso, visando uma abordagem mais subjetiva dos valores de julgamento da inclusão digital e da aprendizagem, pode-se citar o pensamento do filósofo Arthur Schopenhauer, afirmando que "Os campos de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que a cerca.". A frase no atual contexto expõe o nível de verificação de aprendizagem do discente, creditado pelos recursos digitais de ensino, como o Google, YouTube, programas e plataformas educacionais, que mesmo possuindo um "Arsenal" maior que a sala de aula física, ainda não se adéqua as mudanças pedagógicas de forma eficiente, isso ocorre por não haver um acompanhamento presencial do professor, o que induz o aluno a igualar ao seu ensino aprendizado pelos limites da educação à distância, tornando-se prejudicado dentro da chamada "Era da informação".
Portanto, fica evidente que os impactos do "distanciamento educacional" são obstáculos a serem combatidos, é mister que o Governo Federal juntos as Instituições de Ensino executem políticas de permanência acadêmica nos mais diversos graus escolares, através de subsídios para bolsa de assistência estudantil, como por exemplo o Auxílio Inclusão Digital(AID), além da necessidade de implementação do ensino híbrido, como forma de aderir as aulas práticas, tudo isso, com o intuito de proporcionar ao estudante um bom desempenho e faze-lo vivenciar a passagem pelo ambiente escolar com o suporte financeiro e pedagógico necessário para atingir aprendizagem, mesmo em diferentes níveis e situações de didática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.