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Por Karynac
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‘’ A corrupção é de inteira responsabilidade do Ministério Público.’’ Essa é uma frase muito comum no Brasil, que poderia ser verdade, mas não é. O fato é que, a corrupção diária denominada genericamente como ‘’ jeitinho brasileiro’’, está se tornando cada vez mais comum em nosso cotidiano. Isso se evidencia tanto nas atitudes egocêntricas e de beneficiamento próprio, quanto no imaginário do ‘’ senso comum’’. Dessa forma, é necessário encontrar caminhos que driblem essa naturalização.
Primeiramente, é necessário entender que corrupção se entende, também, por utilizar de um benefício que não nos foi destinado, mesmo que seja uma pequena atitude. Um exemplo simples e atual que podemos utilizar é o Decreto nº 10316 de 2020, que regulamenta o auxílio emergencial para os brasileiros afetados economicamente pela crise do Corona Vírus, e que infelizmente, foi concedido a milhares de pessoas que não tinham o direito. Dessa maneira, quem se beneficiou indevidamente do dinheiro adotou uma atitude corrupta afetando toda a população de baixa renda que ainda está sofrendo com os efeitos colaterais econômicos da Pandemia.
Outro fato a ser considerado é que a prática de ‘’ pequenas corrupções’’ está criando raízes no senso comum, pois podemos identificá-las até mesmo nas atitudes das crianças. Na escola, é muito comum um aluno ‘’ colar’’ da atividade avaliativa do outro, furar a fila do lanche, falsificar a assinatura dos pais e etc. Mas vale lembrar que todas essas ações são corruptas, e se são cometidas durante a infância, também serão cometidas na vida adulta e de maneira ainda mais intensa e naturalizada.
É fato que a falta da Sororidade e a naturalização da corrupção na sociedade está cada vez maior. Dessa forma, é necessário que o governo crie campanhas – como uma trend(tendência) nas redes sociais, por exemplo, para que a população compreenda que a corrupção diária faz mal para todos. Também cabe aos gestores e professores introduzir essa discussão no PPP (Projeto Político Pedagógico) das escolas. Seguindo esse caminho, poderemos reduzir os impactos do tal ‘’ jeitinho brasileiro’’ no século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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