Primeiramente, é necessário entender que corrupção se entende, também, por utilizar de um benefício que não nos foi destinado, mesmo que seja uma pequena atitude. Um exemplo simples e atual que podemos utilizar é o Decreto nº 10316 de 2020, que regulamenta o auxílio emergencial para os brasileiros afetados economicamente pela crise do Corona Vírus, e que infelizmente, foi concedido a milhares de pessoas que não tinham o direito. Dessa maneira, quem se beneficiou indevidamente do dinheiro adotou uma atitude corrupta afetando toda a população de baixa renda que ainda está sofrendo com os efeitos colaterais econômicos da Pandemia.
Outro fato a ser considerado é que a prática de ‘’ pequenas corrupções’’ está criando raízes no senso comum, pois podemos identificá-las até mesmo nas atitudes das crianças. Na escola, é muito comum um aluno ‘’ colar’’ da atividade avaliativa do outro, furar a fila do lanche, falsificar a assinatura dos pais e etc. Mas vale lembrar que todas essas ações são corruptas, e se são cometidas durante a infância, também serão cometidas na vida adulta e de maneira ainda mais intensa e naturalizada.
É fato que a falta da Sororidade e a naturalização da corrupção na sociedade está cada vez maior. Dessa forma, é necessário que o governo crie campanhas – como uma trend(tendência) nas redes sociais, por exemplo, para que a população compreenda que a corrupção diária faz mal para todos. Também cabe aos gestores e professores introduzir essa discussão no PPP (Projeto Político Pedagógico) das escolas. Seguindo esse caminho, poderemos reduzir os impactos do tal ‘’ jeitinho brasileiro’’ no século XXI.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.