Primeiramente, é importante abordar a miscigenação do povo brasileiro, que inclusive não era bem vista antigamente, daí que surgiu o processo de branqueamento da população a fim de reprimir os negros. Apesar disso, o escritor Gilberto Freyre, com o livro “Casa-Grande e Senzala”, começou a defender a mestiçagem e apoiar a harmonia, dando início à democracia racial no Brasil. Dessa forma, percebe-se que essa prática racista se alastrou por meio da herança social, o que provocou o racismo estrutural. Com isso, o Estado colheu uma dívida histórica com as pessoas que têm ascendência negra e por isso têm que criar ações afirmativas para reparar a desigualdade criada historicamente pela sociedade branca.
Além disso, vale mencionar que a humanidade está em constante evolução, assim como os direitos fundamentais. De acordo com o jurista Paulo Bonavides, a paz é um direito ao indivíduo, assim como a fraternidade. Como efeito, é possível observar que a paz vem da necessidade do reconhecimento social sobre a convivência humana, visto que é essencial a harmonia entre etnias, culturas e crenças para o cumprimento do valor a dignidade humana. Logo, é essencial universalizar o direito a paz para que se formalize em cada constituição estatal e contribua com o combate ao preconceito e a intolerância.
Portanto, urge que medidas públicas sejam executadas para a promoção da igualdade. Assim, cabe ao Estado, propor ações afirmativas, por meio dos ministérios do governo federal, a fim de garantir a igualdade de oportunidades e a defesa da dignidade humana e dos valores religiosos e culturais. A princípio, essas ações serão realizadas em programas sociais e com a construção de um museu da escravidão com o propósito de conscientizar a população sobre os desafios da diferença de cor e cultura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.