Inicialmente, é nítido o quanto agressões mostram-se o percurso do problema. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lidera o ranking de violências contra docentes, isso ocorre, devido aos altos índices apresentados nas escolas do país. Desse modo, fere o lema político," Ordem e Progresso", que origina-se da corrente filosófica positivista criada por Auguste Comte e John Stuart Mill no século XIX, essa doutrina preconiza a realização dos ideais republicanos: a busca e a manutenção de condições sociais básicas e o desenvolvimento do país em termos materiais e intelectuais; algo grave, tendo em vista, infelizmente a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas, sendo uma característica da " modernidade líquida" vivida no século XXI, no que concerne Zygmunt Bauman sociólogo polonês.
Entretanto, a Constituição promulgada em 1988 por Ulysses Guimarães, é considerada a norma de maior hierarquia no país, está contida no ápice do ordenamento jurídico e atua como uma política pública capaz de solucionar a problemática, em vista disso, determina que, a educação é direito de todos. Segundo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, a Magna Carta proporciona estabilidade institucional sem precedentes. Em consonância, assegura garantias constitucionais, com a finalidade de outorgar maior efetividade aos direitos fundamentais, e permite a participação do Poder Judiciário sempre que houver lesão ou ameaça as diretrizes. Nessa ótica, se faz necessário garantir e priorizar a inclusão das normas da constituição na sociedade brasileira,dessa forma, indivíduos e órgãos, tendo sempre em mente esse documento, esforce-se, por meio do ensino e da educação, por promover o respeito a esses privilégios.
Depreende-se, portanto, que compete ao Governo Federal combater violências, o Poder Legislativo, uma das entidades governamentais, conforme a " Teoria da Separação dos Poderes", proposto por Montesquieu (1689-1755), usufrui da função de suscitar as leis e reformá-las, tendo como objetivo, elaborar normas de direito de abrangência geral ou individual que são aplicadas na sociedade nas relações mútuas, em virtude disso, promova o aperfeiçoamento na lei designada, de modo que, beneficie as distintas regiões do Brasil. Essa ação deve ser realizada por meio das condutas de conscientização de governantes, em aderir programas sociais de relevante interesse social e cultural, que abordem a necessidade de eliminar agressões, incentivar a cooperação e trabalhar para estabelecer prerrogativas efetivas que possam auxiliar as Unidades Federativas. Espera-se, com isso, coibir os danos causados aos pedagogos e,assim, a nação possa lograr uma pátria mais igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.