Avatar do usuário
Por Allissom
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48514
A deficiência visual se caracteriza ou pela perda parcial da visão ou da perda total da capacidade de enxergar. Chamados de deficientes visuais, os indivíduos que possuem essa condição sofrem com tabus, preconceitos e obstáculos, resultado do pouco comprometimento da população e do Estado sobre o tema.

No filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", acompanha-se a história de um garoto cego, protagonista da trama, que passa por lutas que vêm desde a sua educação, já que a escola não é totalmente adaptada para seu ensino, até o bullying com os colegas por conta do uso do Braille. Esses são apenas alguns dos desafios, comprovando que o problema vem mais do ambiente e convívio do que da deficiência em si.

Dentro disso, pode ser citada a ideia de que os eles sempre precisam de ajuda. As pessoas precisam estar conscientes de que nem todos os momentos são momentos de ajudar, e que a autonomia precisa ser estimulada. Pessoas cegas podem ter família, trabalhar e estudar, assim como as não-cegas.

Logo, o Governo Federal deve incentivar os governos estaduais a garantir a acessibilidade dessas pessoas nos lugares públicos (praças, parques e escolas) e estimular debates a respeito do assunto para desmentir possíveis mitos e crenças populares, com exemplo anteriormente citado. É por meio dos estudantes e da educação que será possível mudar este cenário, afim de dar um melhor bem-estar à população cega e uma melhor inclusão na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48523
Boa noite! Vou iniciar a leitura do texto e Jajá te dou um retorno :D

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48526
A deficiência visual se caracteriza ou pela perda parcial da visão ou da perda total da capacidade de enxergar. Chamados de deficientes visuais, os indivíduos que possuem essa condição sofrem com tabus, preconceitos e obstáculos, resultado do pouco comprometimento da população e do Estado sobre o tema.

faltou conectivoNo filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", acompanha-se a história de um garoto cego, protagonista da trama, que passa por lutas que vêm desde a sua educação, já que a escola não é totalmente adaptada para seu ensino, até o bullying com os colegas por conta do uso do Braille. Esses são apenas alguns dos desafios, comprovando que o problema vem mais do ambiente e convívio do que da deficiência em si. Nesse parágrafo, você não argumentou nem deu sua opinião. Dar a opinião é, por exemplo, "a falta de acessibilidade é um problema" e a argumentação é falar as causas "é um problema porque o Estado nao investe em mobilidade urbana". Sem essas duas coisas, seu texto não é argumentativo.

Dentro disso, pode ser citada a ideia de que os eles(quem?) sempre precisam de ajuda. As pessoas precisam estar conscientes de que nem todos os momentos são momentos de ajudar, e que a autonomia precisa ser estimulada. Pessoas cegas podem ter família, trabalhar e estudar, assim como as não-cegas. Novamente, o parágrafo não expressa sua ideia e os motivos(argumentos) da ideia. Você apenas falou sobre o tema, ou seja, foi um texto expositivo.

Logo, o Governo Federal deve incentivar os governos estaduais a garantir(Como? Por meio de leis? Investimento de dinheiro? Campanhas conscientizadoras?) a acessibilidade dessas pessoas nos lugares públicos (praças, parques e escolas) e estimular debates a respeito do assunto para desmentir possíveis mitos e crenças populares, com exemplo anteriormente citado. É por meio dos estudantes e da educação que será possível mudar este cenário, afim de dar um melhor bem-estar à população cega e uma melhor inclusão na sociedade. Na conclusão, faltam 2 itens: o Como e o Detalhamento

Vamos lá, sua redação tem estrutura, poucos erros gramaticais, coesão entre as partes e, no geral, está bem escrita.
O erro está em fazer uma redação mais expositiva do que argumentativa. O corretor não quer entender o que acontece no problema; ele quer saber o que você pensa sobre o assunto (sua tese, sua opinião) e por que você pensa assim (seus argumentos).
Pelo que eu já corrigi aqui no App, esse é um erro beeem comum.

Enfim, é isso. Espero ter sido clara, mas se houver dúvidas, pode me perguntar! :D

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Avatar do usuário
Por Allissom
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48536
Obrigadíssimo! Vou estudar mais a respeito dos erros e tentar me aperfeiçoar. Tenha uma excelente semana!
0
Por juliappassos
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48538
Um isolamento perigoso

A Covid-19 se tornou um problema mundial e afeta diariamente milhares de pessoas, e isto não seria diferente dentro do sistema carcerário brasileiro. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, o Depen, atualmente existem mais de 17.300 presos infectados com o novo Corona Vírus, e em decorrência disso, quase cem morreram.
A série americana “Orange Is The New Black” aborda temas importantes a serem discutidos. Em um dos episódios mais marcantes, uma das personagens usa miolo de pão no lugar de um absorvente íntimo. Isso só mostra como a situação nos presídios e a higiene dos presos são extremamente precárias.
Por conta da covid, as visitas aos familiares e autorizações de trabalho para presos em regime aberto foram suspensas, contribuindo para que o medo e as fugas aumentassem drasticamente. Com todos esses acontecimentos, as perguntas que ficam são: o sistema carcerário brasileiro sabe lidar com situações extremas e atípicas como essa? Os agentes penitenciários já tiveram ou tem algum treinamento a respeito disso?
Nosso sistema penitenciário sempre teve falhas enormes, como superlotação de celas, fugas em massa de presidiários e negligência em diversos aspectos. Durante a pandemia que estamos passando, ficou ainda mais claro como precisamos ter um sistema carcerário mais seguro e bem preparado.
Apenas 7,8% dos presos fizeram teste para a covid-19, e por conta disso, é imoral manter milhares de presos em condições duvidosas em uma cela abarrotada em meio à realidade que estamos vivendo atualmente. Além de colocar a vida dessas pessoas em risco, também estamos sendo desatentos em relação a saúde dos nossos carcereiros, os quais são de extrema importância para que a nossa sociedade consiga viver em harmonia.
Em virtude dos fatos mencionados, fica nítido como o sistema carcerário brasileiro é falho e deplorável.
0
Por juliappassos
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48539
@juliappassos, eu esqueci de alterar o tema da redação, é minha primeira vez usando, mil desculpas. o tema é: Impactos da Pandemia no Sistema Carcerário Brasileiro
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
127 Exibições
por moliveira
2 Respostas 
329 Exibições
por OlrenBeat
4 Respostas 
285 Exibições
por mandenha
0 Respostas 
87 Exibições
por Littehaire
0 Respostas 
128 Exibições
por GabyOliFa
1 Respostas 
81 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
97 Exibições
por bwbw
9 Respostas 
353 Exibições
por Caiunao
5 Respostas 
860 Exibições
por RayaneSC
1 Respostas 
109 Exibições
por Peverton

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM