No filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", acompanha-se a história de um garoto cego, protagonista da trama, que passa por lutas que vêm desde a sua educação, já que a escola não é totalmente adaptada para seu ensino, até o bullying com os colegas por conta do uso do Braille. Esses são apenas alguns dos desafios, comprovando que o problema vem mais do ambiente e convívio do que da deficiência em si.
Dentro disso, pode ser citada a ideia de que os eles sempre precisam de ajuda. As pessoas precisam estar conscientes de que nem todos os momentos são momentos de ajudar, e que a autonomia precisa ser estimulada. Pessoas cegas podem ter família, trabalhar e estudar, assim como as não-cegas.
Logo, o Governo Federal deve incentivar os governos estaduais a garantir a acessibilidade dessas pessoas nos lugares públicos (praças, parques e escolas) e estimular debates a respeito do assunto para desmentir possíveis mitos e crenças populares, com exemplo anteriormente citado. É por meio dos estudantes e da educação que será possível mudar este cenário, afim de dar um melhor bem-estar à população cega e uma melhor inclusão na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.