Sob esse viés, convém analisar de que maneira a passividade familiar influencia no entrave. De acordo com o sociólogo americano Talcott Parsons , a família é uma máquina que produz personalidades humanas.Isto posto, é lícito a falta de incentivos das famílias na compra de livros que chamam a atenção, para despertar nas crianças o hábito de ler .Nos lares brasileiros , muitas vezes delegam essa responsabilidade para o ambiente escolar .
Ademais, outro fator a salientar é omissão governamental.Segundo o pensador Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar social.No entanto , ao observar o mínimo investimento governamental voltado a compra de livros e na formação de bibliotecas públicas atrativas para o público infantil, acaba então gerando um distanciamento destes indivíduos do meio literário.
Portanto , visando valorizar a leitura infantil , urge que medidas sejam tomadas.Sendo assim , a fim de alertar os pais ou responsáveis da importância da leitura , o Ministério da Educação - responsável pela formação educacional do país - deve realizar projetos na mídia, para que incentivem seus filhos a ler.O governo também deve investir em bibliotecas e livros em lugares mais periféricos , onde a educação é certamente mas precária, para que esse indivíduos sejam no futuro seres críticos e pensantes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.