Por Raquelrs4
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48500
A Revolução Industrial iniciada no século XVIII trouxe benefícios e gerou transformações tecnológicas para o Brasil. No entanto, para que esse processo ocorre-se de forma rápida, foram utilizados inúmeros trabalhadores com tarefas precárias e ilegais, como o trabalho infantil que ainda persiste na sociedade, promovendo a falta da cidadania e má qualidade da vida da criança.
Visto que, a Constituição Federal garante a cidadania ao indivíduo, que é o direito à vida, saúde, educação e moradia, o que não é verídico na sociedade brasileira. Relacionando a isto, segundo o IBGE no ano de 2019, 1,8 milhão de pessoas com 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil, indo contra os deveres prometidos pelo Estado.
Outrossim, a má qualidade de vida dos menores de idade encontrados nesse Estado é uma realidade sofrida e encoberta pela sociedade. Assoviando a este tema, a novela (Avenida Brasil), espremeu esse tema ao colocar crianças trabalhando em um lixão para conseguir um prato de comida. Essa judiação é vista pela sociedade que não se comove a mudar essa infelicidade vivida por inúmeras crianças.
Portanto, para o trabalho infantil ser interrompido e as crianças poderem gozar da cidadania a qual é obrigatória, é necessário que o ECA ( Ministério da Criança e do Adolescente), retire as crianças da rua por meio de Ongs que lhe ofereça moradia, estudo, saúde e alimentação com finalidade de obterem seus direitos como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48503
Boa noite! Vou ler sua redação e logo mais faço a correção :D

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48505
A Revolução Industrial iniciada no século XVIII trouxe benefícios e gerou transformações tecnológicas para o Brasil. No entanto, para que esse processo ocorre-se (ocorresse)de forma rápida, foram utilizados inúmeros trabalhadores com tarefas precárias e ilegais, como o trabalho infantil que ainda persiste na sociedade, promovendo a falta da cidadania e má qualidade da vida da criança.
Visto que(sem vírgula aqui), a Constituição Federal garante (palavra inadequada. Se garante, por que há pessoas que não têm? Trocar por "prevê" a cidadania ao indivíduo, que é o direito à vida, saúde, educação e moradia, o que não é verídico na sociedade brasileira. Relacionando(relacionado) a isto, segundo o IBGE no ano de 2019, 1,8 milhão de pessoas com 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil, indo contra os deveres prometidos pelo Estado. faltou seu engajamento no problema: "essa realidade é nociva e inaceitável", ou uma frase similar.
Outrossim, (não recomendo utilizar. Não é um termo que combina com seu texto: parece que você está tentando imitar um estilo de outra pessoa, sabe? Não é erro, mas não torna a leitura agradável e homogênea)a má qualidade de vida dos menores de idade encontrados nesse Estado é uma realidade sofrida e encoberta pela sociedade. Assoviando (associado)a este tema, a novela (Avenida Brasil), espremeu esse tema (esse tema e depois esse tema de novo. Fez repetição e eco)ao colocar crianças trabalhando em um lixão para conseguir um prato de comida. Essa judiação é vista pela sociedade que não se comove a mudar essa infelicidade vivida por inúmeras crianças. nesse parágrafo eu vejo opinião: infelicidade, judiação... Adjetivos e advérbios são importantes para mostrar sua comoção
Portanto, para o trabalho infantil ser interrompido e as crianças poderem gozar da cidadania ,a qual é obrigatória, é necessário que o ECA ( Ministério da Criança e do Adolescente), retire as crianças da rua por meio de Ongs que lhe ofereça moradia, estudo, saúde e alimentação com finalidade de obterem seus direitos como uma realidade. A conclusão tem todos os elementos, mas eu recomendo fazer um pequeno resumo, uma frase inspiradora no fim, como "Dessa forma, haverá a promoção de mais dignidade e bem-estar para as crianças e adolescentes brasileiros.

Bom, vou iniciar dizendo: sua redação está curtinha. Essa quantidade de caracteres daria cerca de 15 linhas na folha de redação, então você não explorou muito o tema.
Você partiu de argumentos fortes, mas não desenvolveu propriamente, então, ficou uma redação rasa.
Também, faltou no primeiro parágrafo a sua marca de indignação com o problema, mas no segundo ela ficou bem evidente.
Por fim, o queísmo. Vi muito isso nas redações aqui. Nós usamos muito o QUE, então, fazemos o mesmo na redação, mas ocorre uma repetição cansativa dele. Sugiro trocar, sempre que possível, o QUE por O QUAL ou A QUAL.

No geral, seu texto é bom, faltou apenas desenvolve-lo, dar maior ênfase (usando as linhas que sobraram). Espero ter sido clara, mas qualquer dúvida, pode perguntar :)

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Por Raquelrs4
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48507
AhNaoAna escreveu:Boa noite! Vou ler sua redação e logo mais faço a correção :D
Boa noite! Obrigada pela correção, fiquei muito grata. Obs: a redação tem 30 linhas na folha de caderno normal, eu faço a mão para poder passar para o site, agradeço desde já !
0
Avatar do usuário
Por AhNaoAna
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48509
@Raquelrs4,
Jura mesmo? :o
É que eu conto a redação pelos caracteres e a sua tem 1500-1600. Meu cursinho coloca 3000 caracteres como tamanho máximo, aí eu me baseio por aí.

Mas, vai ver, minha letra que é muito miúda haha
Enfim, boa noite ;)

Fico contente em ajudar! Qualquer dúvida, me pergunte ;)
Se você me achou exigente demais, é pro seu bem :P

~Ana
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
68 Exibições
por sphcb
0 Respostas 
168 Exibições
por DudaG
0 Respostas 
58 Exibições
por 1234502
0 Respostas 
74 Exibições
por Anabia03
0 Respostas 
97 Exibições
por diogors100
0 Respostas 
58 Exibições
por zanandrez
0 Respostas 
54 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
58 Exibições
por mariaajuli
0 Respostas 
49 Exibições
por jessicadona
Trabalho infantil no Brasil
por Iniciante21    - In: Outros temas
0 Respostas 
101 Exibições
por Iniciante21

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM