Por Matheussilva
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito a moradia como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, este benefício não tem visto com ênfase na prática quando se observa o direito á moradia em discussão no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante desse cenário, é fulcral a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de apoio ao direito à moradia. Nesse viés, a ausência do governo a essas pessoas, principalmente as que vivem em situação precária, faz favorecer o aumento da taxa de pessoas sem ter o seu devido direito. Essa conjuntura, em conformidade com as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a moradia, o que infelizmente é evidente no país.
Em segunda análise , é fundamental apontar o mal financiamento feito na cidade como impulsionador da escassez de moradia no Brasil. Segundo o levantamento feito pela Fundação João Pinheiro, no ano de 2015 faltava no país mais de 6 milhões de moradia. Diante de tal exposto a má gestão feita na cidade é o que corrobora para um mal funcionamento da cidade e a pouca instalação de abrigos.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo, por intermédio de uma reunião ou palestra, possa verificar a situação de cada pessoa e realizar o desejo de cada uma, a fim de melhorar a situação de vulnerabilidade e também respeitar os direitos e deveres de cada pessoa. Assim se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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