Por Matheussilva
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Na frase "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, é colocado a contrapartida de uma sociedade sem conflitos e problemas. Contudo, no Brasil, vivência-se uma realidade que dificultam a concretização do ex-presidente, fazendo com que haja uma lacuna no mundo contemporâneo. Diante disso, é fundamental a discussão tanto da segurança e criminalidade, quanto da insolubridade e superlotação de celas, valorizando a ética em que cada uma tem.
Primeiramente, é de extrema importância dos estados governamentais analisar a precariedade em que o país enfrenta. Segundo o artigo 144 da constituição federal, o estado é o principal responsável em buscar medidas para que seja concretizado o direito à segurança. Nesse sentido a escassez dessa conjectura, aumenta os índices de criminalidade, favorecendo a flexibilização de um mundo desigual. Desse modo faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Em segundo lugar, é importante colocar em vigor a questão das estruturas do presídio, uma vez que presos são expostos ao mal estar como também pode surgir doenças. Além disso, a superlotação de celas, favorece ainda mais essa vulnerabilidade. De acordo com o site de notícias Conjur em 2019 o Brasil teve uma taxa de superlotação carcerário de 166%, totalizando 729.949 presos, existindo apenas 437.912 vagas. Outrossim é a existência de violência nós presídios, que pode levar a extremidade. Nesse sentido o autor Nagib Anderaos Neto afirma que "A única arma de combater a violência é a inteligência". Dessa forma é possível existir menos insalubridade no presídio.
Portanto, cabe ao governo e ao Ministério da Segurança Pública debater sobre esse posicionamento, por meio de reuniões, opinando sobre cada ponto a ser tratado. Além disso, deve haver visitas sobre esses presídios, principalmente aqueles em que há números expressivos de presos. Nessa lógica, a implementação de projetos deve amenizar a visibilidade dessa postura. Sendo assim, não existiria problemas na segurança pública e nem no sistema carcerário
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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