De fato, o preconceito racial é visto nas redes sociais e ,consequentemente, ele reverbera no mundo real. Um exemplo disso seria o movimento “Black Lives Matter”, que é um protesto contra casos de racismos nos Estados Unidos, surgindo nas redes sociais e continuando no mundo real. Isso prova que o preconceito racial tem o mesmo nível de importância tanto na internet quanto nas ruas, no entanto, os casos de preconceito ainda não param de ser presenciados online e isso colabora para uma maior toxidade das redes sociais no geral.
Todavia, é nítido que os negros estão cada vez mais envolvidos na cultura pop e quebrando paradigmas diariamente, um dos maiores exemplos disso é o filme Pantera Negra, na qual a maioria dos atores são negros. Eles estão estampados nos pôsteres e são personagens principais do filme. Diante disso, era impossível imaginar um filme assim sendo feito no início da história do cinema, com longas mostrando “negros”, mas que na realidade, eram homens brancos que pintavam o seu corpo, mostrando assim, uma evolução em termos de representatividade com as minorias. A inclusão de minorias raciais na cultura pop só exemplifica o quão falho são todos os argumentos a favor do racismo, mas tal inclusão também deveria acontecer nas redes socias.
Em suma uma o preconceito racial na internet deve ser resolvido através do governo federal, juntamente com implantações de leis que punam rigidamente o usuário que cometeu o racismo, através de provas e com a ajuda da rede social em que o crime foi cometido para que assim menos crimes raciais sejam cometidos na internet e, consequentemente, no mundo real.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.