O documentário "Food Inc.” aborda a fragilidade dos consumidores e os problemas acarretados frente à manipulação feita pelas empresas alimentícias. Na obra, os autores investigam desde a produção até ao consumo, expondo todas as adversidades das marcas. De maneira análoga ao cinema, a realidade brasileira ainda é muito problemática na questão da alimentação irregular da população, afinal, os produtos industrializados e, consequentemente, a sua manipulação crescem cada dia mais, interferindo diretamente na saúde e no bem-estar social.
Em primeiro lugar, sabe-se que o aumento da variedade de produtos é a principal causa de sistema falho, já que a diversidade atende um número muito grande de consumidores que, infelizmente, fazem as corporações se beneficiarem com as vendas. A partir disso, em busca de lucro, tais indústrias utilizam publicidades chamativas que, na maioria das vezes, são apenas ilusórias e enganosas, com atores sorrindo e cores vibrantes.
Ademais, como consequência, o aumento de indivíduos com distúrbios alimentares, como obesidade, anorexia e compulsão alimentar, é praticamente inevitável, afinal, a atração pelos industrializados é sempre mais incentivada que a procura por alimentos saudáveis. Assim, reafirmando a frase de Karl Marx “As inquietudes são a locomotiva da nação”, a sociedade continua apresentando dificuldades de se alimentar bem, afetando ainda mais a saúde já precária do Brasil.
Com base nisso, é necessário que o Ministério da Cidadania, juntamente com o Ministério da tecnologia, criem aplicativos e sites interativos que, por meio de avaliações mensais dos produtos e aulas de exercícios físicos dinâmicos, incentivem um caminho mais saudável para os usuários. Dessa forma, a população brasileira viveria melhor e com maior expectativa de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.