A série ‘’Anne with an E’’ retrata a história de uma jovem admiradora de livros, os quais ampliam sua imaginação e perspectiva de vida. De maneira análoga, o desenvolvimento leitor do público infanto-juvenil é fundamental para formação íntegra e potencialização da capacidade cognitiva dessa coletividade, entretanto, as iniciativas governamentais não atingem completamente as metas propostas devido a não resolução de entraves presentes no cerne educacional do Brasil. Nesse contexto, a infraestrutura deficitária e a negligência do núcleo familiar são fatores que corroboram para a perpetuação dessa situação problemática.
Em primeira análise, cabe pontuar que as instituições públicas de ensino, em sua maioria, encontram-se em condições precárias de ordenação. Dessa maneira, o documentário ‘’Pro Dia Nascer Feliz’’ exibe tal conjuntura, apresentando os impactos que a falta de professor
es, materiais didáticos e ferramentas básicas — como quadros e carteiras —, escassez de bibliotecas e recursos financeiros afetam o processo de instrução dos alunos. Com efeito, entende-se que, em função desses aspectos prejudiciais, grande parte do corpo social inserido nesse espaço desequilibrado é desestimulado a concluir o ciclo de alfabetização e, portanto, a aptidão para codificar e decodificar palavras e números se torna incompleta, elevando as taxas de analfabetismo no país. Além disso, devido a evasão precoce, a futura inserção no mercado de trabalho é dificultada, dado que o diploma escolar é uma exigência frequentemente requerida. Perante isso, é possível compreender as implicações da indiligência estatal.
Em segunda análise, vale ressaltar, ainda, que a atuação parental é essencial para o aprendizado dos primeiros vocábulos e incentivo à leitura. De acordo com o artigo 205° da Constituição Federal de 1988, a educação é uma responsabilidade compartilhada entre a família, a sociedade e o Estado. À vista disso, denota-se que o âmbito doméstico é encarregado de proporcionar as primeiras noções de letramento, contudo, a convivência com pais leitores é uma realidade diminuta na vida da maior parte dos brasileiros. Por conseguinte, a proficiência em escrita e a incorporação do hábito de consumir obras literárias são acometidas, uma vez que sem um estímulo direto o indivíduo não é condicionado a reproduzir um exemplo que deveria ser recebido constantemente e, desse modo, a sua progressão alfabética, quando introduzido no meio acadêmico, pode sofrer atrasos em virtude do contato diminuto com textos e mínima interação comunicativa. Assim sendo, apreende-se que os genitores e parentes não agem eficazmente para assegurar o apresentado na Magna Carta.
Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para reverter os empecilhos acerca da valorização do aprendizado dos códigos linguísticos e sua utilização. Dessa forma, urge que o Ministério da Educação elabore um programa de alfabetização colaborativo entre pais e professores, o qual deve contar, especificamente, com acervo de livros para estudo conjunto com os filhos, aparato didático e vídeo aulas dinâmicas, por meio do investimento governamental em uma plataforma técnica funcional e divulgação ampla desse serviço, a fim de que a nação reconheça a importância desse conhecimento.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 182
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.