Avatar do usuário
Por DavidBRBut
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48341
No início de 2019, a empresa de produção e plataforma de entretenimento, Netflix, anunciou que, como medida de combate ao tabagismo, irá remover de suas produções cenas ou citações ao fumo, reacendendo, dessa forma, o debate acerca deste vício no Brasil. Nesse contexto, compreende-se que o tabagismo segue sendo um desafio no país, sendo imprescindível a análise quanto à causa, consequência e suas possíveis soluções.

Mormente, é importante ressaltar os fatores que possibilitaram o crescimento do tabagismo. Segundo os filósofos da escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural é a padronização e massificação dos produtos como forma de lucratividade. Dessa maneira, percebe-se que a disseminação dos cigarros se deve ao fenômeno social descrito, pois houve, durante o século XX, inúmeras campanhas publicitárias que "glamourizavam" o tabaco, associando-o à termos como "sucesso", "poder" ou mesmo "popularidade", com o intuito de tornar esse hábito socialmente obrigatório. Assim, o tabagismo tornou-se popular.

Outrossim, é imperativo salientar que esse vício carrega consigo diversos malefícios à saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais de 30 mil mortes anuais são causadas pelo uso do tabaco, excluindo, ainda, o tabagismo passivo - cujo, segundo diversos estudos, é tão nocivo quanto o ativo. Portanto, é notório que tal problemática é um grave problema social e coloca em risco toda a população, sendo necessário ações para combatê-la.

Infere-se, afinal, que o tabagismo no Brasil deve ser superado. Dessa forma, urge que o Poder Executivo, através do Ministério da Saúde, deve criar unidades de apoio especializadas no tratamento deste vício, oferecendo suporte técnico e psicológico aos dependentes, visando ajudá-los à controlar essa doença. Além disso, o poder público tem que criar campanhas, em escolas, mostrando os impactos fisiológicos do uso do tabaco, a fim de conscientizar a população sobre seus riscos. Feito isso, iniciativas como a da Netflix não serão mais necessárias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por DavidBRBut
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48342
@jherodrigues @Ashiley @Jeniffeeee

Se puderem dar uma olhada nessa redação, agradecerei.
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48375
@DavidBRBut mais tarde te dou uma correção ;) ;) ;)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48380
@DavidBRBut, oi! Não estou corrigindo redações até o ENEM, mas a Emily irá fazer uma ótima análise :D
Até.

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48405
Introdução
No início de 2019, a empresa de produção e plataforma de entretenimento, Netflix, anunciou que, como medida de combate ao tabagismo, irá remover de suas produções cenas ou citações ao fumo (Contextualização),. rReacendendo, dessa forma, o debate acerca deste vício no Brasil (Posicionamento). Nesse contexto, compreende-se que o tabagismo segue sendo um desafio no país, sendo imprescindível a análise quanto à causa, consequência e suas possíveis soluções. (Bases argumentativas + finalização)

Comentário
A introdução apresenta todos os três elementos essenciais mais a finalização que foi fundida às bases argumentativas, porém o posicionamento e as bases argumentativas possui alguns problemas, em primeiro lugar, o posicionamento está incompleto, pois você introduziu o posicionamento, porém não disse a sua opinião e, em segundo lugar, as bases argumentativas estão muito gerais, faltando, desse modo a especificação delas e em termos ortográficos só ouve um erro de pontuação.

Desenvolvimento
Mormente (Conectivo), é importante ressaltar os fatores que possibilitaram o crescimento do tabagismo (Tópico-frasal). Segundo os filósofos da escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural é a padronização e massificação dos produtos como forma de lucratividade (Causas + Repertório). Dessa maneira, percebe-se que a disseminação dos cigarros se deve ao fenômeno social descrito, pois houve, durante o século XX, inúmeras campanhas publicitárias que "glamourizavam" [palavra informal] o tabaco, associando-o à termos como "sucesso", "poder" ou mesmo "popularidade" [não precisava das aspas], com o intuito de tornar esse hábito socialmente obrigatório (Efeitos). Assim, o tabagismo tornou-se popular. (Finalização)

Outrossim (Conectivo), é imperativo salientar que esse vício carrega consigo diversos malefícios à saúde (Tópico-frasal). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais de 30 mil mortes anuais são causadas pelo uso do tabaco, excluindo, ainda, o tabagismo passivo - cujo, segundo diversos estudos, é tão nocivo quanto o ativo (Repertório). Portanto, é notório que tal problemática é um grave problema social e coloca em risco toda a população, sendo necessário ações para combatê-la. (Finalização)

Comentário
1. Temos todos os seis eixos do desenvolvimento, porém como aconteceu um problema de especificação na introdução, ele se repetiu no tópico-frasal, enquanto na finalização faltou concluir a ideia que foi trabalhada nesse parágrafo. Já na ortografia você usou uma palavra informal, mas a primeira competência proibi e por fim, o uso da aspas está incorreto, pois as palavras que foram ditas estão dentro do contexto.
2. Nesse parágrafo temos 4 dos 6 eixos que precisam ser discutidos, o tópico-frasal também apresenta um problema de especificação assim como no primeiro. Não têm erros de ortográficos, mas não foi dito as causas e os efeitos dessa problemática, logo o parágrafo ficou expositivo.

Conclusão
Infere-se, afinal (Conectivo), que o tabagismo no Brasil deve ser superado (Retorno). Dessa forma, urge que o Poder Executivo (Agente), através do Ministério da Saúde (Meio/modo), deve criar unidades de apoio especializadas no tratamento deste vício (Ação), oferecendo suporte técnico e psicológico aos dependentes (Detalhamento da ação), visando ajudá-los à controlar essa doença (Finalização). Além disso, o poder público (Agente) tem que criar campanhas (Ação), em escolas (Meio/modo), mostrando os impactos fisiológicos do uso do tabaco (Detalhamento da ação), a fim de conscientizar a população sobre seus riscos (Finalização). Feito isso, iniciativas como a da Netflix não serão mais necessárias.(Finalização do texto)

Comentário
A conclusão está perfeita, pois a proposta de interversão tem os 5 elementos, além de usar duas técnicas no parágrafo, no início a técnica de retorno e no final a técnica de referência a introdução.

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48409
De nada, fico feliz em ajudar :) :mrgreen:

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por DavidBRBut
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48410
@3m1ly Só esclarecendo, usei nessa redação uma técnica de causa e efeito, onde no desenvolvimento 1 eu tento mostrar a causa e no 2 o efeito. No mais, analisarei os erros apontados por você de forma à não repeti-los. Muito obrigado.
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48411
@DavidBRBut entendo, mas deve ser por causa de você não ter especificado, que ficou difícil para mim pode identificá-los, no entanto o texto está ótimo.

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
83 Exibições
por Wklicida
1 Respostas 
72 Exibições
por LuixVinii
0 Respostas 
123 Exibições
por Emillyreis
0 Respostas 
108 Exibições
por Dreyy
1 Respostas 
120 Exibições
por Steffresende
0 Respostas 
106 Exibições
por mari636
0 Respostas 
94 Exibições
por Vitx
0 Respostas 
105 Exibições
por RayhHolanda
0 Respostas 
75 Exibições
por rebeccafroio
0 Respostas 
72 Exibições
por Pedro017
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM