Em primazia, há grande negligência dos governantes a respeito da estimulação da população para apreciação do patrimônio histórico cultural existente no país, seja por falta de uma educação básica boa o suficiente para apresentar os aspectos históricos culturais e desenvolver interesse por esse precioso bem ou pela falta de investimentos nos locais e manifestações culturais que compõem esse patrimônio. Tais fatores acabam por gerar um distanciamento da população para com a história e cultura do próprio país, além de contrariarem o que diz o artigo 215 da Constituição: "O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais".
Como consequência disso, há abandono e/ou precária preservação dos locais considerados patrimônios culturais no país, além da desvalorização de manifestações culturais, aspectos que são evidenciados por construções caindo aos pedaços, insalubridade, falta de opções em relação ao lazer envolvendo aprendizado e confirmação da cultura brasileira, além da violência, o que remete a uma frase pichada por autor desconhecido no munícipio de Governador Valadares, em Minas gerais: "Em um lugar onde não há atividades culturais, a violência vira espetáculo".
Evidencia-se, portanto, que a falta da valorização do patrimônio histórico cultural resulta em problemas para a preservação do mesmo e para a sociedade como um todo. Por isso, faz-se necessário que a Secretaria Especial da Cultura, juntamente com o IPHAN, deve criar um plano de reestruturação do patrimônio histórico cultural, além de incentivo às manifestações culturais, por meio de investimentos em reformas e promoção de eventos com foco na cultura brasileira. Isso diante do objetivo de garantir acesso às fontes da história e cultura nacional e sua devida valorização, bem como os benefícios decorrente disso para a sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.