Por Jhessicavic
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Na pesquisa de São Paulo, a estimativa do IBGE, divulgada em abril deste ano, aponta a existência de 7.103 localidades indígenas e 5.972 quilombolas em 2019 aqui no Brasil. A divesidade deste povo, é grande e todos estão a busca de respeito e direitos iguais, pois o preconceito infelizmente ainda existe e mesmo que no século XXI ja era para estar "excluído" da nossa sociedade, este ato preconceituoso permanece avassalador .
Os indígenas trabalham em forma coletiva e com uma felicidade de construir uma geração com base nos seus ensinamentos, a união de todos é algo bonito de se ver e inspirador para muitas famílias; Eles estão muitos ligados à natureza pois tem uma forma muito afetiva com ela, e a utilizam tanto para forma de alimento, tanto para a cura doenças.
Mas como nem tudo é um mar de rosas, muitos passam dificuldades em busca de emprego pois para certas pessoas, a desigualdade neste caso fala mais alto, e não o contratam pelo simples fato de eles serem indígenas.
Contudo pensamos no futuro de até quando viveremos em um mundo onde idealizam tanto os direitos iguais mas absolutamente nada é feito, tudo é beneficiado para quem tem condições ou está em uma classe alta; A luta de tudo isso não vem de agora, mas de muito tempo atrás. Os protestos acontecem, as hastags sobem mas infelizmente o governo não dá a cara para bater e tomar a iniciativa de reverter essa situação para enfim, termos um lugar onde todas as pessoas são bem vindas e respeitadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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