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Por Pacheco
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Émile Durkheim, sociólogo francês, comparou a sociedade a um corpo humano, pois ambos precisam do funcionamento de todas as partes que os integram para que haja uma perfeita harmonia. Hodiernamente, entretanto, ao notar a crescente problemática da síndrome de Burnout em território nacional, observa-se que o país se encontra distante de uma harmonia perfeita entre seus integrantes. Nesse sentido, é válido salientar que essa realidade é fruto da mentalidade capitalista das empresas e da falta de conhecimento.

Diante desse cenário, é relevante abordar a postura das empresas como fator que corrobora com a problemática. Diante dessa ideia, alude-se ao pensamento do filósofo alemão Karl Marx, ao qual diz que o capitalismo prioriza o lucro em detrimento dos valores. Nessa lógica, é possível estabelecer uma relação entre o pensamento do filósofo e o comportamento das empresas, visto que as empresas buscam somente extrair o máximo de seus empregados, negligenciando cuidados com a saúde mental do trabalhador. Dessa forma, devido ao comportamento negligente das empresas, a problemática ganhar força no país.

Outrossim, é imperativo pontuar a negligência governamental como agravante da problemática supracitada. Nessa perspectiva, o Estado, como importante difusor de informações, pouco divulga informações a respeito da síndrome, que além de ser um problema silencioso, vem afetando cada vez mais trabalhadores. Nesse viés, pessoas que se encontram em situação de Burnout, desconhecem a importância de um auxílio psicológico, e na maioria das vezes, nem se quer sabem dos sintomas de seu desgaste físico e emocional. Dessa maneira, por conta do descaso estatal, o transtorno perde a atenção que necessita para que seja combatido.

Infere-se, portanto, que assegurar medidas que atenuem a síndrome de Burnout ainda é um grande desafio no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Saúde, setor governamental responsável pela administração e manutenção da Saúde pública do país, mudar esse cenário, por meio da criação de campanhas de conscientização que busquem levar à população, o conhecimento a respeito dos transtornos suscetíveis ao trabalhador brasileiro, além de investir na capacitação e locação de profissionais da área psicológica aos locais de trabalho, onde estes devem manter contato com os trabalhadores, a fim de finalmente alcançar a perfeita harmonia proposta pelo sociólogo francês Émile Durkheim.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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