Por Yk2
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48264
Segundo a Constituição Federal de 1988 é dever do Estado garantir o direito ao lazer a todos os cidadãos. No entanto, tal fato não têm se concretizado de forma plena, uma vez que o cinema no Brasil não é um recurso acessível para todos. Isso pode ser observado pelo alto preço dos ingressos e da localidade dos mesmos, dificultando, desse modo, a consolidação desse direito social tão importante.

Em primeira análise, deve-se ressaltar, a ausência de medidas governamentais, que visam a democratização do acesso ao cinema para todos os cidadãos, independente de sua classe social. Nesse sentido, a falta de investimentos do setor público para a construção de cinemas em regiões mais pobres com preços mais acessíveis, somados com a ausência de programas sociais, que viabilizem o acesso desse recurso à população com renda per capita baixa, são os principais fatores contribuintes desse cenário de desigualdade. Famílias de classe baixa não possuem a oportunidade de frequentar tais localidades de lazer por conta, além de sua situação financeira precária, do alto preço dos ingressos. Diante desse exposto, segundo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", uma vez que o Estado não cumpre a sua funcionalidade de garantir o direito social inerente a todos os cidadãos brasileiros.

Ademais, a elitização desse recurso é um fator impulsionador desse quadro no Brasil. Segundo o portal de notícias "Meio e Mensagem", cerca de um quinto da população brasileira frequenta o cinema no país. Tal dado, evidencia a falta de acessibilidade do cinema no país, uma vez que o mesmo é frequentado por uma pequena parcela da população. Logo, é inadmissível que tal contexto continue a perdurar.

Portanto, cabe ao Estado, com o apoio de empresas cinematográficas, a implantação de cinemas ao ar livre em regiões mais pobres, afim de viabilizar, de forma simples, a acessibilidade desse recurso para todos os cidadãos no país. Além disso, a criação de um programa social, chamado "Cinema e Cultura" que estabeleça um cartão de desconto permanente para a compra de ingressos para todos os cinemas no país, o qual possa ser adquirido por todos os cidadãos com renda familiar a baixo de 3 mil reais. Para assim, democratizar o acesso ao cinema e restabelecer os direitos sociais previstos na Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Yk2
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48265
Alguém disposto a sangrar os olhos para corrigir minha redação? Xd

Qualquer opnião ou conselho são mt bem vindos :c obg pela atenção.
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48273
Introdução
Segundo a Constituição Federal de 1988 é dever do Estado garantir o direito ao lazer a todos os cidadãos (Contextualização). No entanto, tal fato não têm se concretizado de forma plena, uma vez que o cinema no Brasil não é um recurso acessível para todos (Posicionamento). Isso pode ser observado pelo alto preço dos ingressos e da localidade dos mesmos (Bases argumentativas), dificultando, desse modo, a consolidação desse direito social tão importante.(Finalização)

Comentário
A introdução foi feita corretamente todos os eixos foram escritos de forma clara. O único erro desse parágrafo foi o uso do "têm" com acento, pois só é usado quando o substantivo estiver no plural, mas como é apenas esse não vou tirar ponto na competência 1.

Desenvolvimento
Em primeira análise (Conectivo), deve-se ressaltar, a ausência de medidas governamentais(Tópico-frasal), que visam a democratização do acesso ao cinema para todos os cidadãos, independente de sua classe social. Nesse sentido, a falta de investimentos do setor público para a construção de cinemas em regiões mais pobres com preços mais acessíveis, somados com a ausência de programas sociais (Causas), que viabilizem o acesso desse recurso à população com renda per capita baixa, são os principais fatores contribuintes desse cenário de desigualdade. Famílias de classe baixa não possuem a oportunidade de frequentar tais localidades de lazer por conta, além de sua situação financeira precária, do alto preço dos ingressos (Detalhamento das causas). Diante desse exposto, segundo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", uma vez que o Estado não cumpre a sua funcionalidade de garantir o direito social inerente a todos os cidadãos brasileiros. (Repertório + finalização)

Ademais (Conectivo), a elitização desse recurso (Tópico-frasal) é um fator impulsionador desse quadro no Brasil. Segundo o portal (não use nomes de portais ou sites no repertório) de notícias "Meio e Mensagem", cerca de um quinto da população brasileira frequenta o cinema no país (Repertório). Tal dado, evidencia a falta de acessibilidade do cinema no país(Causas), uma vez que o mesmo é frequentado por uma pequena parcela da população (Detalhamento da causa está incompleto). Logo, é inadmissível que tal contexto continue a perdurar. (Finalização)

Comentário
1. Todos os seis eixos do desenvolvimento estão presentes e não identifiquei nenhum erro ortográfico.
2. Nesse parágrafo temos os seis eixos do desenvolvimento, porém a dois elementos que apresentam problemas, em primeiro lugar, o repertório, não aconselho usar nomes de sites ou portais, porque segundo as normas da ABNT você deve colocar o endereço na Web, o nome do autor e a data, mas a quantidade de linhas não permite usar essa técnica e, em segundo lugar, o detalhamento da causa, pois faltou dizer como essa restrição afeta a população mais pobre.

Conclusão
Portanto (Conectivo), cabe ao Estado (Agente), com o apoio de empresas cinematográficas (Agente), a implantação de cinemas ao ar livre em regiões mais pobres (Ação), afim de viabilizar, de forma simples, a acessibilidade desse recurso para todos os cidadãos no país (Objetivo). Além disso, a criação (quem vai criar?) de um programa social (Meio/Modo), chamado "Cinema e Cultura" que estabeleça um cartão de desconto permanente (Ação) para a compra de ingressos para todos os cinemas no país, o qual possa ser adquirido por todos os cidadãos com renda familiar a baixo de 3 mil reais (Detalhamento da ação). Para assim, democratizar o acesso ao cinema e restabelecer os direitos sociais previstos na Constituição Federal. (Finalização do texto)

Comentário
Na conclusão temos duas propostas de interversão, mas ambas estão incompletas, eu vou explicá-las de acordo com a ordem que foi escrita, na primeira encontramos Agente + Agente, ação e a finalidade, porém faltou detalhar a ação e dizer o meio/modo que seria feita. Enquanto na segunda faltou dizer apenas o agente e o objetivo e, em seguida, você finalizou o texto. Por fim, teve no uso incorreto da palavra "afim", pois ela possui a ideia de semelhante, mas você queria dar a ideia de finalidade, logo deveria ter usado "a fim" separado.

Espero ter ajudado :D :)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48275
@Yk2 meus olhos ficaram muito felizes em ler seu texto, pouquíssimos desvios de estruturação e de ortografia ;) ;) ;)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Por Yk2
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48348
@3m1ly, Nossa :o, primeiro mt obg por reservar o seu tempo para corrigir minha redação. Entendi, irei me atentar nesses pontos que você citou, principalmente na proposta. Inicialmente eu tenho um pouquinho de problema pra ajustar esses 5 elementos, irei estudar mais essa parte. Mt obg msm :mrgreen:
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48352
@Yk2 De nada, fico feliz em ajudar ;) :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48355
E uma dica, tente procurar essa estrutura em outras redações do projeto, pois você tirou uma ótima nota tenho certeza que conseguiram ajudar outras pessoas com o seu conhecimento e também são poucas pessoas que se dispõe a corrigir outras redações.

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Por Yk2
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48365
Ok, irei tentar haha obg pela dica
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
11 Respostas 
581 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
179 Exibições
por castgiih
0 Respostas 
85 Exibições
por annydograu
0 Respostas 
75 Exibições
por shelmichelle
0 Respostas 
80 Exibições
por glaycesantos
0 Respostas 
59 Exibições
por graziiii
1 Respostas 
88 Exibições
por graziiii
1 Respostas 
357 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
101 Exibições
por alyssonmj
0 Respostas 
55 Exibições
por Davi061216

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM