Em primeira análise, deve-se ressaltar, a ausência de medidas governamentais, que visam a democratização do acesso ao cinema para todos os cidadãos, independente de sua classe social. Nesse sentido, a falta de investimentos do setor público para a construção de cinemas em regiões mais pobres com preços mais acessíveis, somados com a ausência de programas sociais, que viabilizem o acesso desse recurso à população com renda per capita baixa, são os principais fatores contribuintes desse cenário de desigualdade. Famílias de classe baixa não possuem a oportunidade de frequentar tais localidades de lazer por conta, além de sua situação financeira precária, do alto preço dos ingressos. Diante desse exposto, segundo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", uma vez que o Estado não cumpre a sua funcionalidade de garantir o direito social inerente a todos os cidadãos brasileiros.
Ademais, a elitização desse recurso é um fator impulsionador desse quadro no Brasil. Segundo o portal de notícias "Meio e Mensagem", cerca de um quinto da população brasileira frequenta o cinema no país. Tal dado, evidencia a falta de acessibilidade do cinema no país, uma vez que o mesmo é frequentado por uma pequena parcela da população. Logo, é inadmissível que tal contexto continue a perdurar.
Portanto, cabe ao Estado, com o apoio de empresas cinematográficas, a implantação de cinemas ao ar livre em regiões mais pobres, afim de viabilizar, de forma simples, a acessibilidade desse recurso para todos os cidadãos no país. Além disso, a criação de um programa social, chamado "Cinema e Cultura" que estabeleça um cartão de desconto permanente para a compra de ingressos para todos os cinemas no país, o qual possa ser adquirido por todos os cidadãos com renda familiar a baixo de 3 mil reais. Para assim, democratizar o acesso ao cinema e restabelecer os direitos sociais previstos na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.