Em primeiro lugar é preciso destacar que 5,8% da população brasileira sofre com essa doença, o que afeta 11,5 milhões de pessoas. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com a maior prevalência de depressão na América Latina e o segundo das Américas, ficando apenas atrás dos EUA.
O mundo contemporâneo sempre nos força a viver em função do trabalho, exigindo que passamos a viver em função do trabalho e isso pode ser prejudicial para o corpo e a mente.
“Deixamos de dar importância ao descanso, à recuperação, e não basta o sono”. Tal Ben-Shahar (Ramat Gan, Israel, 1970), doutor em Psicologia e Filosofia pela universidade de Harvard, acredita que o maior inimigo do bem estar seja o estresse.
Na série “13 Reasons Why”, é relatado como a depressão pode levar ao suicídio. Vários acontecimentos catastróficos em sua vida e sem apoio de pessoas próximas levam a personagem Hannah a se suicidar. A fragilização dos sentimentos dos jovens que passam por eventos traumáticos e a falta de diálogo levam a esses transtornos. O assédio, o bullying tornam um ambiente favorável a prevalência da ansiedade e da depressão.
Portanto, é de suma importância que o Ministério da Educação insira nas escolas, nos trabalhos e nas universidades, grupos de diálogo. Nestes grupos poderiam falar do seu dia a dia, acompanhados por psicólogos para identificar possíveis sinais e assim tratar adequadamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.