A princípio, as famílias não conversam sobre o consumo de substâncias tóxicas. Entretanto, os filhos, por falta de informações, acabam entrando na "ilusão das drogas" e não saindo mais. Além disso, eles não têm conhecimento das doenças causadoras à saúde por essas toxinas, pois tal problemática não é esclarecida em casa, agravando o quadro de dependentes químicos no país.
Outrossim, as toxinas são facilmente acessíveis no Brasil. De modo, que tal atitude seja proibída, desse modo, contrariando à Lei Anti-Droga de 2006, a qual proíbe o uso ilícito de substâncias químicas. Contudo, através do tráfeco ilegal, a cocaína, o crack e a heroína são comercializados e distribuídos, aumentando o índice de criminalidade no país.
Nota-se, portanto, que a necessidade de química é um desafio que precisa ser revertido. É de suma importância, que a mídia televisiva incentive aos pais e responsáveis a conversarem sobre o assunto. É necessário também, que o Poder Legislativo, efetue a lei existente, através de um melhor policiamento no Brasil e aumente a penalização dos responsáveis do tráfeco, a fim de diminuir a distribuição das drogas e promover a segurança e bem-estar social. Somente assim, as consequências da dependência química só será vista no filme "Constantine".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.