Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o abandono escolar. Nesse sentido, é evidente que muitos brasileiros ingressem no mercado de trabalho, já que em casa não possuem uma boa renda familiar e passam por certas dificuldades, partindo em busca de um emprego para ajudar no sustento de casa. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do " contrato social ", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o direito a todos terem acesso ao trabalho, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a gravidez precoce dos jovens brasileiros como impulsionador da fuga escolar no Brasil. Segundo um estudo feito pela Fundação Abrinq, mostra que menos de 20% das mães no Brasil não concluíram o ensino fundamental, ou seja, estudaram menos de sete anos. E esse número salta para quase 30% quando consideramos só as mães adolescentes, com até 19 anos. Diante de tal exposto, é notório a gravidade que cidadãos enfrentam relativo a terem uma educação completa, pois com certos empecilhos acabam abrindo mão de uma vida escolar. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério do Trabalho, por intermédio de promover palestras educacionais e oportunidades de emprego, promovendo as palestras sobre gravidez precoce, instruindo os jovens a terem conhecimentos sobre prevenção e autocuidados, promover também empregos para os pais desses jovens, os dando a oportunidade de se ter uma boa condição financeira. Assim, se consolidará uma sociedade mais alicerçada em conhecimentos educacionais, onde o estado desempenha corretamente seu " contrato social ", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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