Em primeira análise, a rápida industrialização é uma causa latente do problema. Nesse sentido, a Revolução Industrial mostra claramente os efeitos negativos que uma rápida industrialização traz, como por exemplo a poluição de um rio e, posteriormente, a seca do mesmo. Sob esse viés, é notório que muitas empresas utilizam, de forma exorbitante, o consumo de água na criação de seus produtos, visto que as mesmas priorizam somente o lucro a curto prazo e rápido desenvolvimento industrial. Destarte, urge que essas empresas devem analisar, atentamente, a quantidade de água aplicada em seus produtos.
Outrossim, a lacuna educacional é um fator que permite a perpetuação do problema. Nesse contexto, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve.Sob essa lógica, nota-se que as instituições escolares não promovem, de forma ampla, debates acerca dos efeitos da escassez de água, uma vez que as mesmas consideram irrelevante a abordagem do problema em sala de aula. Com isso, essa situação ocasiona o silenciamento da problemática entre seus estudantes, já que os mesmos não tem acesso à discussão do assunto no ambiente escolar.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as instituições escolares, informarem os efeitos negativos da escassez de água, por meio de palestras em espaços públicos, a fim de que pessoas e empresas se atentem às consequências da falta de água. Além disso, essas palestras podem contar com a reprodução do filme "Interestelar", para expressar a importância do debate desse assunto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.