Avatar do usuário
Por PedroEvil
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48184
O livro “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago narra a história de um futuro distópico onde, por compartilharem da mesma dor, as personagens se tornam mais empática umas com as outras. Nesse sentido, sabe-se que se colocar no lugar do outro seria de grande valia contra os obstáculos na doação de sangue no Brasil, visto que o número de doadores precisa aumentar. Para isso, uma boa ideia seria a conscientização do povo por parte do setor educacional, e o incentivo a doar vindo dos times de futebol, que possuem grande influência no país.
Primeiramente, destaca-se a importância das escolas nessa batalha. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem não é nada mais do que a educação fez com ele. Diante dessa ideia, entende-se que o papel das instituições educadoras é muito significativo para moldar uma sociedade mais caridosa que, por conseguinte, tenderá a contribuir com o aumento dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros, uma vez que, por ter sido reforçado em sua base educacional, as pessoas terão a consciência do impacto positivo que o hábito de doar possui, e que a qualquer momento o próprio indivíduo pode precisar de atitudes como essa, já que todos estão suscetíveis a passar por adversidades. Por fim, evidencia-se o peso do sistema educacional para esse cenário.
Além disso, a participação de equipes de futebol é uma iniciativa criativa para promover a doação de sangue. Sobre isso, cabe ressaltar que esse setor sempre teve uma grande influência para os brasileiros, exemplo disso é a Democracia Corinthiana, que em plena ditadura implantou um sistema democrático dentro do Corinthians, estimulando à população a lutar pela redemocratização do país. Posto isto, fica claro que a contribuição dos times nesse panorama mobilizaria aos cidadãos a se tornarem doadores, pois o que não faltam são torcedores apaixonados por seus clubes do coração no Brasil, e com o incentivo desses, não tardarão a criar o hábito de doar sangue, contribuindo, assim, para o contorno dos obstáculos nesse setor. Assim sendo, com toda sua influência, os gramados devem estar presentes na luta para o aumento de contribuintes dessa área da saúde.
Portanto, um enfrentamento deve ser feito visando a melhoria do cenário nacional. Então, cabe ao Governo Federal, por meio de um acordo com as equipes de futebol, criar uma rede de publicidade, com a finalidade de incentivar o povo a contribuir com os centros de arrecadação de sangue. Tais medidas, contarão com o apoio dos clubes futebolísticos, que não só participarão das campanhas publicitárias, como também darão benefícios aos doadores que comparecerem com a camisa de seu time na hora da coleta, como descontos em ingressos de partidas e produtos oficiais. Logo, essas atitudes promoverão à empatia na população, sem que essa tenha que passar por uma distopia, como a da obra de José Saramago


@Ashiley @Jeniffeeee . Poderiam corrigir pra mim, por favor? Agradeço desde já.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Alysson6899
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48185
Olá, Pedro, como você está? Então, ao meu ponto de vista, sua redação está no nível médio. Eu notei alguns erros de concordância e pontuação na competência 1! seria uma boa se tu se aprofundasse um pouco mais nisso, ok?! Sobre a competência 2, tu não relacionou o tema muito bem. Isso pode ser notado nas diversas vezes que tu tratou do futebol ao invés dos obstáculos na doação de órgãos no Brasil. Uma dica massa que eu te dou: Use as palavras chaves do tema (Sinônimos também) pra argumentar! Isso evita que tu tangencie o tema. Em relação a competência 3, tenho outra dica top pra tu: Leia redações nota mil. Quando mais se observa estruturas de redações, mais aprende sobre elas. Sobre tua competência 4, ela está em um nível médio. Quando tu for fazer alguma redação, tenta usar mais conectivos para ligar tuas frases. Cuidado na repetição desnecessária de palavras. E por último, competência 5, achei top. Fechou. Ficou muito boa, mas claro, pode melhorar, viu? Haha. Achei os 5 elementos e o teu detalhamento foi bem massa. Então, é isso, também estou em processo de aprendizagem! Boa sorte aí nas tuas redações, cara. Um forte abraço❣
0
Avatar do usuário
Por PedroEvil
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48220
Boa tarde @Alysson6899 , tudo bem ? Obrigado pela correção, porém, acredito que tenha pegado muito "pesado" na sua avaliação.kkkkkk. na C1, seria muito bom se pudesse me apontar os erros de concordância, pois não acho que minha gramática esteja no nível II (baixo conhecimento da norma culta). Na C2, embora você tenha a opinião de que tangenciei por ter usado o futebol, ainda assim, nos dois primeiros parágrafos trago dois repertórios produtivos, e olha, por mais que o tema não seja futebol, não significa que tenha fugido do tema por ter trazido o futebol na dissertação, uma vez que trouxe como forma de solução para o aumento de doação, em fim, 80 é uma nota extremamente baixa, visto que 1 repertório produtivo, muitas vezes, já garante 160 pontos. Na C3, geralmente perco ponto nessa, mas minha redação está dentro de um padrão dissertativo argumentativo, e só isso, já garante ao menos 120 pontos. Na C4, bom, talvez tenha repetido algumas palavras, conquanto, uso conectivos em praticamente todos os períodos. Por fim, obrigado pela correção, esse é meu quarto Enem, e ano passado tirei 900 na redação. Temos que tomar muito cuidado ao avaliar uma redação, pois podemos desanimar uma pessoa que não possuí muitas referências de avaliação. Bonfim de semana.
0
Avatar do usuário
Por Alysson6899
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48222
Boa tarde, Pedro. Desculpa se tu achou a correção muito pesada, cara kkkk. Esse modo de avaliar foi o que meus professores de redação me ensinaram, saca? Eu só estava tentando ajudar com algumas coisas que eu sei. Muito top tu ter tirado 900 na redaçao, em? Tenho certeza que tua nota vai chegar ao mil!! Haha. Meu intutito não era te desanimar! Espero que entenda. Forte abraço❣


Ah, e antes que eu esqueça, eu não sou nenhuma autoridade em redação. Então, não leva como verdade absoluta o meu comentário anterior.
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48320
@PedroEvil, oi! Infelizmente não estou corrigindo redações até o ENEM, mas tenho certeza que a Ash e outros usuários podem te ajudar. Até :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
143 Exibições
por Ketlynn1
17 Respostas 
703 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
88 Exibições
por 0Manu02
2 Respostas 
186 Exibições
por sam2005
0 Respostas 
94 Exibições
por Nsnaty
0 Respostas 
76 Exibições
por rebeccaps4
0 Respostas 
475 Exibições
por Itamararuas
2 Respostas 
166 Exibições
por Maxy
6 Respostas 
519 Exibições
por Mylike
Os desafios da doação de sangue no Brasil.
por Alunaaaamed    - In: Outros temas
10 Respostas 
405 Exibições
por Alunaaaamed
Os bancos na era digital

Segundo a premissa do artigo 6° do Ordenamento[…]

OlrenBeat Poderia corrigir, por favor? Essa &ea[…]

Ao longo da vida o ser humano almeja possuir muita[…]

Desde o advento da Revolução Industr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM