Segundo o filósofo estóico, Epicteto, pensar com clareza é vital. Portanto, desfavorecer quem não possui facilidades para usufruir do cinema acaba se tornando uma atitude insensata. Ao se pensar com clareza na democratização do acesso ao cinema é possível ter ciência que a tecnologia pode ajudar com essa tarefa.
Com o advento da globalização e a crescente tecnológica -onde conseguimos realizar feitos inimagináveis- se torna palpável a ideia de levar o cinema até para os lugares mais remotos. Por isso é necessário que tanto o poder público quanto as empresas não fechem os olhos para essa situação, já que a população desassistida não escolheu estar longe das telonas.
Visto isto, ao considerar que a maior parte da população brasileira nunca entrou em uma sala de cinema, ao retomar a lógica de Olavo, não resta dúvida que o conhecimento liberta o homem. Uma das formas de intervir é através da integração dos ministérios da cidadania e da cultura gerando incentivos para a ampliação da rede de cinemas nas regiões desamparadas com políticas de preço para a população de baixa renda, além da implementação de ciclos intinerantes de mostras audiovisuais levando arte e cultura para todos os brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.