Em primeira análise, é cabível destacar que o dilema de capacitismo não é uma problemática recente, desde o século XX a deficiência é tratada como sinônimo de doença e de incapacitação do indivíduo. Sob tal viés, no livro “Raízes do Brasil”, o autor Sérgio Buarque retrata a segregação social como característica dominante do país. Nesse sentido, tal idéia enraizada na sociedade, evidencia comportamentos de discrimininação, como por exemplo subestimar a capacidade intelectual e física do indivíduo deficiênte ao realizar determinada atividade apenas por ele possuir alguma deficiência. Logo, é nítido que tal visão errônea da sociedade contribui com a problemática.
Por conseguinte, tais atitudes de dicriminação refletem em menores condições de igualdade e de oportunidades à população com deficiência. Por existir a crença de subestimação da capacidade do indivíduo com deficiência, este acaba tendo mais dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e até no ensino superior. Segundo a lei brasileira de inclusão, esta define a busca da acessibilidade completa da pessoa com deficiência como educação, saúde e transporte. Dessa forma, é inadmissível aceitar tal comportamento mediante à pessoas com deficiência e imprescindível a resolução da questão.
Portanto, são necessárias medidas para mitigar o impasse. Para que possa ser superado o capacitismo no Brasil, urge que a mídia garanta a conscientização da população acerca das crenças que envolvem o capacitismo por meio de campanhas de debate com profissionais da área de modo a combater qualquer tipo de discriminação e dar visibidade a essas qustões. Além disso, a fim de alcançar a normalização de pessoas com deficiência, cabe ao Governo Federal garantir a democratização e acessibilidade a esses indivíduos por meio do oferecimento de maiores oportunidades de emprego e de ingresso ao ensino superior. Somente assim, com tais medidas o capacitismo será uma problemática passada da história brasileira e será desvinculada de uma realidade preconceituosa assim como no filme “O primeiro da classe”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.