à disseminação da violência urbana no Brasil, esses direitos, previstos na declaração, não são cumpridos. Destarte, a irresponsabilidade estatal e a lacuna educacional configuram causas que tornam a problemática citada uma realidade no mundo contemporâneo.
Em primeira análise, a responsabilidade estatal é uma causa latente do problema. Nesse sentido, esta situação ignora o Contrato Social, proposto pelo filósofo John Locke, em que o Estado deve assegurar ao indivíduo a manutenção e a segurança de seus direitos naturais. Nessa perspectiva, é inadmissível que o Estado negligencie seus investimentos ao setor de segurança, visto que impede a diminuição da violência urbana, sofrida por muitos cidadãos e, ainda, inviabiliza a execução de políticas públicas, que se comprometem a reduzir os efeitos negativos da problemática, pois as mesmas necessitam de capital para a eficiência de seus objetivos.
Outrossim, a lacuna educacional é um fator que permite a perpetuação do problema. Nesse contexto, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob esse viés, nota-se que é, de tamanha irresponsabilidade, o fato de que muitas instituições escolares não promovem, de forma ampla, debates acerca da violência urbana no Brasil, uma vez que as mesmas consideram irrelevante a abordagem do problema em sala de aula. Com isso, essa ação ocasiona o silenciamento da problemática entre seus estudantes, já que os mesmos não têm acesso à discussão do assunto no ambiente escolar.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, cabe às Prefeituras Municipais destinarem mais verbas públicas ao setor de segurança e, em parceria com as instituições escolares locais, diminuir a disseminação da violência urbana, por meio de palestras em espaços públicos, a fim de tornar visível a problemática à população. Além disso, essas campanhas podem contar com a reprodução de filmes que abordam a violência urbana em seu enredo. Dessa forma, a violência urbana não será uma realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.