Por Gragroes
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Barão de Itararé,um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura no país, estava certo ao dizer:"O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós ".Nesse sentido, o racismo estrutural se apresenta com um dos nós a serem desmatados.Nessa perspectiva, seja pela negligência governamental,seja pela falta de incentivos da população, o descaso com o preconceito racial afeta de forma negativa o cotidiano brasileiro.
Em primeira análise, o descaso estatal com a injúria racial mostra-se um desafio à população negra do Brasil, uma vez que poucos recursos são destinados para a sua inserção no mercado de trabalho ,universidades e escolas tendo sua imagem de forma pejorativa da sociedade.Consoante o Jornal o Estadão o preconceito racial cresce cada vez mais, o índice indica que 53,9% de jovens negros já sofreram racismo,em sua maioria são moradores de periferias mais carentes.
Somado a isso, a falta de incentivos ao governo pela população dificulta na execução de melhorias em prol da abolição do racismo no país. Segundo o jornalista irlandês George Bernard Shaw "O progresso é impossível sem mudanças ". Analogamente, reivindicações da sociedade contra o preconceito é necessário para a realização de mudanças nessa área.
Portanto,a injúria racial,no Brasil apresenta barreiras preocupantes.Para amenizar o cenário urge que o governo em parceria com o ministério público, promovam um movimento a favor da população negra dando oportunidade de trabalho e aplicação de cotas para universidades publicas, além de aplicar punições mais severas para o delito de injúria racial.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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