Com as tensões que o império passava, a libertação dos escravos foi o último grande feito antes que a república fosse proclamada no país, em novembro de 1889, depois de um golpe de estado que depôs o imperador, pelo exército brasileiro. Contudo, mesmo que essa grande conquista ao povo negro fosse tão almejada, a má elaboração do projeto de abolição, iria resultar na marginalização e exclusão do corpo preto na realidade imperial e, posteriormente, republicana, pois com a derrubada das correntes e troncos, a população preta ficou sem posses territoriais pré definidas, ocasionando em uma grande migração em massa. Esse deslocamento massivo, que tinha como principal destino a região nordeste do país, levou a criação de curtiços, lugares altamente precarizados, que possuíam o desprezo total do Estado brasileiro para com povo que neles habitavam.
Sendo assim, com tamanha negligência, subversão e criminalização, o racismo e a discriminação com os negros, se enraizou em diversos camadas da sociedade brasileira, se tornando um problema de nível estrutural. Desse modo, a realidade de pessoas negras passou a se tornar algo normal no cotidiano brasileiro, que relaciona esse grupo muitas vezes a cargos e imagens subalternas, logo de imediato. Mesmo assim, a criação de células de resistência e militância negra, foi aumentando ao longo dos anos, trazendo nelas a luta por cada vez mais reconhecimento no campo jurídico, político e social do povo negro no Brasil.
Portanto, o racismo e discriminação para com os negros, precisa acabar. É entendo e mexendo na estrutura do preconceito, que conseguiremos modificar a realidade em que estamos. Para isso, o Governo, precisa, por meio de uma união do Ministério da Educação com o Ministério do Trabalho, criar um projeto de base sócio educacional profissionalizante, que vise levar o ensinamento de direitos socias e ensino técnico para o mercado de trabalho aos jovens negros, os custos desse projeto, poderá ser agregado ao orçamento da união destinado as pautas sociais. Dessa forma, conseguirmos posicionar as futuras gerações negras em locais que vão além dos esteriótipos impostos sobre elas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada