Em primeiro plano é preciso atentar para insuficiência legislativa presente na questão. O filósofo John Locke defende que "as leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela garanta a melhoria na vida das pessoas em sua aplicação. Entretanto, ao falarmos sobre a violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha não tem sido suficiente para resolver este óbice, tendo em vista que, nas últimas 3 décadas, houve um aumento de mais de 200% no número de casos de mulheres vítimas de assassinato.
Outrossim, a injustiça ainda um grande impasse para a resolução do problema. Nesse viés, conforme Martin Luther King "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar". Segundo o Conselho Nacional de Justiça, dos 333.000 casos de violência contra a mulher que chegaram aos juizados, só 34% foram julgados e apenas 1580 prisões preventivas foram decretadas. Desse modo, há a generalização da impunidade e a prevalência do sentimento de insegurança, o que dificulta o combate destes crimes.
Para resolver a problemática, é necessário que o Ministério da Justiça e Ministério da Saúde realizem ações de punição e atendimento psicológico aos agressores e vítimas. Enquanto este se daria em PSFs por meio de acompanhamento profissional no tratamento pós-trauma, aquele aconteceria por meio da agilização dos processos em aberto, a fim de garantir que o cenário injusto da sociedade brasileira seja modificado e de trazer confiança para que as mulheres sintam-se encorajadas á lutar pelos seus direitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.