Desde o seu aparecimento, o ser humano cria ferramentas para facilitar a sua vida. Agora, após criar o termo "tecnologia" e utilizar ela a seu bel prazer, fica fácil perceber porquê a natureza está tão degradada: esqueceram a sua importância. Por causa disso o planeta aqueceu, biomas reduziram e animais foram extintos. Portanto, desprezar a natureza e criar tecnologias poluidoras afetam o mundo.
A grande maioria dos desastres ambientais acontece quando o meio ambiente é menosprezado. Para evitar tal acontecimento, a Carta Magna de 1988 afirma no artigo 225 que todos têm direito ao meio ambiente ecológicamente equilibrado. Além disso, continuar alimentando-se da carne vinda de animais distribuídos em enormes extensões de terra, que comem mais proteína do que produzem, como ressalta o documentário "What The Health", é incentivar o desmatamento, a baixa biodiversidade e o aumento do efeito estufa. Dessa forma, a lei continuará sendo desobedecida conforme o gado e a galinha, por exemplo, ocuparem o espaço da vegetação.
Quanto mais automóveis movidos à combustível tivermos, maior será o número de gases do efeito estufa na troposfera terrestre. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil cerca de 85% da população vive em áreas urbanas. Consequentemente, aparelhos tecnológicos recebem uma atenção diferencial, tendo em vista que estes trazem conforto e lazer aos seres humanos. Porém, dirigir um carro que transforma gasolina em gás carbônico é mais nocivo do que um carro elétrico. Logo, muitas tecnologias são benéficas à nós e degradam o planeta terra.
Está claro que a tecnologia é nossa aliada, por nos trazer bem-estar. Mas, percebendo seus efeitos ao Globo e pensando um pouco, notamos a importância de reduzir os seus impactos. Sendo assim, o governo deve controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida das futuras gerações e o meio ambiente. Ademais, é preciso acrescentar ao currículo escolar disciplinas de cidadania para que, desde a juventude haja muito amor e respeito à Natureza. Enfim, é necessário que o bel prazer dos cidadãos transforme-se em atos conscientes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.