Em primeira análise, vale salientar a ausência de medidas governamentais no combate ao fumo e seus males. Nesta ótica, a expansão de 0,5% do número de fumantes ativos feito pela Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico-VIGITEL-explana a ineficácia do Estado frente a mobilização social .Não apenas um problema de saúde individual , o tabagismo configura uma problemática coletiva ,pois acarreta uma epidemia com riscos ao fumante ativo ,assim como ás pessoas que convivem com ele , fumantes passivos. Essa conjuntura, segundo os ideais do contratualista e filósofo John Locke ,configura-se como uma violação do contrato social ,já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de um direito indispensável ,como a saúde da coletividade.
Ademais , a propaganda midiática é um fator muito relevante no consumo tabagista. Historicamente ,desde o século XXI ,o uso de cigarros é romantizado e influenciado pela mídia ,mediante propagandas e filmes, como exemplo: Cowboy da Malboro - o qual era ligado a imagem de "legal" e "descolado". Logo, é válido afirmar que a comunicação social construída factualmente e mantida até o período atual exerce uma grande influência na persistência do tabaco no cotidiano da sociedade.
Urge ,pois, que medidas sejam tomadas com o intuito de sanar o uso do tabaco na contemporaneidade brasileira .Ao Ministério da Saúde ,vinculado a Secretaria Especial de Comunicação Social-publicidade-cabe a tarefa de estabelecer um programa chamado "Ajuda Social Contra o Tabaco" que tenha por finalidade inibir as propagandas ou referências que associem o cigarro a meios ilusórios de diversão ,de modo a sempre ressaltar seus malefícios .Assim, conscientizando a sociedade brasileira e restituindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.