Avatar do usuário
Por RafaNaBase
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48002
Bel prazer humano

Desde o seu aparecimento, o ser humano cria ferramentas para facilitar a sua vida. Agora, após criar o termo "tecnologia" e utilizar ela a seu bel prazer, fica fácil perceber porquê a natureza está tão degradada: esqueceram a sua importância. Por causa disso o planeta aqueceu, biomas reduziram e animais foram extintos. Portanto, desprezar a natureza e criar tecnologias poluidoras afetam o mundo.

A grande maioria dos desastres ambientais acontece quando o meio ambiente é menosprezado. Para evitar tal acontecimento, a Carta Magna de 1988 afirma no artigo 225 que todos têm direito ao meio ambiente ecológicamente equilibrado. Além disso, continuar alimentando-se da carne vinda de animais distribuídos em enormes extensões de terra, que comem mais proteína do que produzem, como ressalta o documentário "What The Health", é incentivar o desmatamento, a baixa biodiversidade e o aumento do efeito estufa. Dessa forma, a lei continuará sendo desobedecida conforme o gado e a galinha, por exemplo, ocuparem o espaço da vegetação.

Quanto mais automóveis movidos à combustível tivermos, maior será o número de gases do efeito estufa na troposfera terrestre. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil cerca de 85% da população vive em áreas urbanas. Consequentemente, aparelhos tecnológicos recebem uma atenção diferencial, tendo em vista que estes trazem conforto e lazer aos seres humanos. Porém, dirigir um carro que transforma gasolina em gás carbônico é mais nocivo do que um carro elétrico. Logo, muitas tecnologias são benéficas à nós e degradam o planeta terra.

Está claro que a tecnologia é nossa aliada, por nos trazer bem-estar. Mas, percebendo seus efeitos ao Globo e pensando um pouco, notamos a importância de reduzir os seus impactos. Sendo assim, o governo deve controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida das futuras gerações e o meio ambiente. Ademais, é preciso acrescentar ao currículo escolar disciplinas de cidadania para que, desde a juventude haja muito amor e respeito à Natureza. Enfim, é necessário que o bel prazer dos cidadãos transforme-se em atos conscientes.

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por RafaNaBase
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48003
Não vou marcar em específico nenhum corretor por que deve estar sendo um grande trabalho para eles corrigir tantas redações diariamente. Por isso peço que QUALQUER pessoa que ler minha redação dê a sua opinião, consequentemente eu posso acabar dando minha opinião nas suas próximas redações e aprender mais e mais.
Quais coisas destoaram de uma redação nota mil?

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48011
Introdução

Desde o seu aparecimento, o ser humano cria ferramentas para facilitar a sua vida. Agora(não use palavras que possuem o sentido de atualmemte), após criar o termo "tecnologia" e utilizar ela a seu bel-prazer(por ser uma palavra composta, usa-se hífen), fica fácil perceber porquê a natureza está tão degradada: esqueceram a sua importância. Por causa disso o planeta aqueceu, biomas reduziram e animais foram extintos. Portanto, desprezar a natureza e criar tecnologias poluidoras afetam o mundo.

Comentário
A introdução possue três eixos: contextualização, posicionamento e bases argumentativas. Na sua contextualização você fala que o ser humano produz ferramentas deste do seu aparecimento, no entanto essa afirmação é equivocada, pois o ser humano só começa a desenvolver ferramentas no período da pedra-lascada e você está trabalhando com uma contextualização histórica, logo é necessário que o período seja especificado, desse modo você pode especificar usando a periodização clássica ou datas. Já no posicionamento você expôs a ideia, mas você precisa dizer (na terceira pessoa) o que você acha e lembre-se no posicionamento ou você concorda ou discorda, então você deveria ter respondido uma pergunta intrínseca "As ações humanas degradam o meio ambiente?". Em seguida, temos as bases argumentativas, na minha perspectiva, ficou muito geral a ponto de eu não consegui entender como o ser o humano esqueceu do meio ambiente. Em seguida você faz uma finalização que é genial, todas as redações nota mil que eu li possue uma finalização após dizer as bases argumentativas.

Desenvolvimento

A grande maioria dos desastres ambientais acontece quando o meio ambiente é menosprezado. Para evitar tal acontecimento, a Carta Magna de 1988 afirma no artigo 225 que todos têm direito ao meio ambiente ecológicamente equilibrado. Além disso, continuar alimentando-se da carne vinda de animais distribuídos em enormes extensões de terra, que comem mais proteína do que produzem, como ressalta o documentário "What The Health", é incentivar o desmatamento, a baixa biodiversidade e o aumento do efeito estufa. Dessa forma, a lei continuará sendo desobedecida conforme o gado e a galinha, por exemplo, ocuparem o espaço da vegetação.

Quanto mais automóveis movidos à combustível tivermos, maior será o número de gases do efeito estufa na troposfera terrestre. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil cerca de 85% da população vive em áreas urbanas. Consequentemente, aparelhos tecnológicos recebem uma atenção diferencial, tendo em vista que estes trazem conforto e lazer aos seres humanos. Porém, dirigir um carro que transforma gasolina em gás carbônico é mais nocivo do que um carro elétrico. Logo, muitas tecnologias são benéficas à nós e degradam o planeta terra.

Comentário
O desenvolvimento possue conectivos, tópico-frasal, repertório, desenvolvimento da tese e a finalização do parágrafo. Primeiro, quando você for iniciar um novo parágrafo precisa ter um conectivo, por exemplo, "em primeira análise/lugar", "desse modo" "Ademais" e entre outros, nenhum dos parágrafos de desenvolvimento possuem um conectivo de parágrafo, enquanto o tópico-frasal apenas o primeiro tem, já nos repertórios, eles se encaixam perfeitamente ao tema, porém eles tomaram o lugar da argumentação, que é a parte mais importante do desenvolvimento, então como não tem essa argumentação o desenvolvimento ficou expositivo, além de faltar uma conexão (conjunções/conectivo) entre os períodos. Por fim, ambos os parágrafos tem a finalização.

Conclusão

Está claro(use)Depreende -se, portanto,que a tecnologia é nossa aliada, por nos trazer bem-estar. Mas,(essa vírgula não existe) percebendo seus efeitos ao Globo e pensando um pouco(essa frase é informal, então não use ela), notamos a importância de reduzir os seus impactos. Sendo assim, o governo deve controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida das futuras gerações e o meio ambiente. Ademais, é preciso acrescentar ao currículo escolar disciplinas de cidadania para que, desde a juventude haja muito amor e respeito à Natureza. Enfim, é necessário que o bel-prazer(palavras compostas usa o hífen) dos cidadãos transforme-se em atos conscientes.

Comentário
A conclusão é um parágrafo muito importante, pois é o único que vale 200 pontos e nela deve ter uma proposta de intervenção por meio de agente, ação, detalhamento da ação, meio/modo e finalidade(meta ou objetivo final). Você apresentou duas propostas de intervenção, porém a primeira possue apemas ação, agente e o meio/modo, a segunda só tem a ação, desse modo, sua conclusão está incompleta. Mas você concluiu o parágrafo, assim terminando a redação.

Espero ter ajudado :D :)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48012
@RafaNaBase, eu não sou corretora, então caso tenha algum equívoco te peço mil desculpas :D :D :)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por RafaNaBase
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48015
Eeiii muito obrigado @3m1ly
Tua ajuda foi muito grande pra mim, deixou tudo bem detalhado e clareou meus pensamentos!
Está bem abaixo do que eu imaginava, mas isso dá aquele impulso...
Te agradeço de novo, de coração, tenha um dia maravilhoso!

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
0
Avatar do usuário
Por RafaNaBase
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48016
@3m1ly, agora sim, consegui te marcar :lol:

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48032
De nada, ficou feliz em contribuir no seu progresso :lol: :)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#48035
fico*

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A influência do medo nas ações humanas
por kauac    - In: Outros temas
0 Respostas 
283 Exibições
por kauac
4 Respostas 
329 Exibições
por JChaves2021
0 Respostas 
85 Exibições
por 950297lb
0 Respostas 
244 Exibições
por Sarao1000vem
0 Respostas 
359 Exibições
por kettylleana
2 Respostas 
864 Exibições
por Vladiney
A desvalorização das ciências humanas no Brasil
por Tere    - In: Outros temas
12 Respostas 
551 Exibições
por muffimfeliz
0 Respostas 
133 Exibições
por xtainax
0 Respostas 
113 Exibições
por xtainax
0 Respostas 
95 Exibições
por Maduhstos

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM