Diante desse cenário, convém ressaltar que a educação tecnicista fomenta a propagação das fake news e seus consequentes impactos. De acordo com o educador Paulo Freire, a educação bancária consiste na deposição de conteúdos em detrimento do ensino da criticidade pelos docentes. Partindo desse pressuposto, nota-se que essa forma de ensino citada por Paulo Freire como negativa, ocorre nas redes de ensino do Brasil atual, desde a educação primária, desse modo, os alunos não aprendem a identificar as fake news entre as notícias que circulam nas redes sociais e ficam vulneráveis à desinformação, o que compromete a vida social desse, já que, por não terem acesso a informações verdadeiras podem tomar decisões importantes - como a escolha de um representante político- que, na verdade, serão negativas.
Outrossim, pontua-se que, apesar dos avanços, as políticas públicas de combate às fake news ainda são escassas. Dessa maneira, o Governo não tem investido o suficiente na fiscalização dos sites que veiculam notícias e se essas condizem com a realidade, nem tem focado na punição daqueles que veiculam fake news. Sendo assim, isso corrobora a continuidade da circulação dessas, visto que, sendo o psicólogo americano B. F. Skinner, enquanto não é punido, o indivíduo tende a continuar com as ações erradas, nesse caso, a veiculação de falsas notícias. Consequentemente, o cenário político brasileiro é afetado, pois a democracia é comprometida e os interesses privados sobressaem aos públicos.
Urge, portanto, a necessidade de articular ações para finar a problemática. Assim, o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, precisa fomentar a criticidade dos alunos, ao invés de depositar conteúdo, mediante a criação de uma semana focada em mostrar a importância de buscar uma informação em várias fontes antes de repassá-la, com o intuito de impedir a desinformação e alienação dos discentes. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve intensificar o combate às fake news, principalmente no período eleitoral. Apenas desse modo será possível impedir que a situação que ocorre na série "Gossip Girl" se repita no Brasil contemporâneo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada