A princípio , a inexistência de políticas públicas mais eficientes para atenuar os impasses na vida de moradores desprovidos de um eminente controle e distribuição dos recursos básicos , desserve a Constituição Federal que há 32 anos pressagiava uma Pátria com características de bem-estar social . Diante disso , o Estado não gerou instrumentos capazes para conter tal calamidade Nacional , expondo os brasileiros à aguas residuais responsáveis por diversos males . Assim , consequentemente , o país encontra-se distinto daquele antes idealizado na Carta Magna de 1988 . Desse modo , o Brasil fica ainda mais longe desse padrão Constitucional de Nação .
Vale ressaltar , a princípio , que o silenciamento social é fator determinante para a permanência do problema no Brasil contemporâneo . Contudo , o teórico social Michael Foucault defende que , na sociedade pós-moderna , alguns temas são silenciados para que os alicerces do poder continuem mantidos . Todavia , na atualidade , percebe-se uma omissão no que se refere às discussões acerca do saneamento básico , que tem sido uma questão silenciada no País . Desse modo , sem diálogo sério e massivo a respeito dessa problemática , sua resolução é quase utópica .
Averigua-se , desse modo , que medidas devem ser efetivadas para combater a questão . Sendo assim , o Governo Federal , com instância máxima da administração executiva , deve agir em favor da população , por meio da elaboração de redes de esgoto com estações de tratamento , que impeçam a atuação de pessoas que infringem as exigências Legislativas , a fim de inibir o saneamento básico . Outrossim , a sociedade , como conjunto de indivíduos que partilham os mesmos valores culturais e sociais , deve atuar em conjunto , por intermédio da demanda na administração pública , para que os serviços de água tratada e a coleta e tratamento de águas residuais , com o propósito de inibir a proliferação do esgotamento sanitário e falhas no saneamento básico .
@jherodrigues , pode corrigir ?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada