Precipuamente, é válido pontuar que alguns usuários possuem o hábito de compartilhar particularidades da sua rotina. Algumas pessoas publicam informações sobre a sua localização exata, lugares frequentados diariamente, vlogs pela residência, preferências e gostos em diversas áreas da vida. Devido a essa exposição, é possível notar um aumento de denúncias sobre cyberstalking, haja vista, que algumas vítimas são ameaçadas virtualmente.
Ademais, é imperativo ressaltar que a vontade de acompanhar a vida de pessoas conhecidas ou desconhecidas foi bastante facilitada com a chegada da internet e redes sociais. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que as consequências negativas atingem não somente a vítima, mas também o stalkeador que acaba adquirindo o transtorno obsessivo e compulsivo ao querer controlar a vida alheia. O que contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, que as pessoas se conscientizem através de depoimentos de vítimas do cyberstalking, sobre os perigos do compartilhamento excessivo da rotina. Isso pode ser realizado por meio de propagandas de tv, vídeos no youtube ou post temático nas redes sociais. Além disso, é fundamental que o stalker seja acompanhado por um profissional capacitado, podendo ser encontrado através de centros sociais e ONGs. Sendo assim, ele conseguirá superar essas questões, evitando que a situação seja agravada. Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.