Por MariaG
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#47883
Por causa da Pandemia de Covid-19, milhares de estudantes tiveram que experimentar essa modalidade de ensino de forma improvisada.
Mas o EaD existe há tempos, os primeiros cursos surgiram em 1890 nos Estados Unidos e Alemanha, e eram oferecidos por meios de correspondências.No Brasil, chegou por cartas nos anos de 1960 e também ocorria por rádios.
O EaD é uma das modalidades que mais cresce no país, principalmente pelas diversas vantagens que oferece, como também há certas desvantagens no ensino a distância, sendo alvo de várias críticas.
Sendo assim, por ser a única forma de estudos em 2020, poderiam fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos cursos. Por exemplo, como os pais que não sabem ler estão lidando com essa situação? E aqueles que não têm condições de comprar aparelhos eletrônicos?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Por Thaysan00
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#47893
A tipologia textual cobrada no Enem é o texto dissertativo- argumentativo. A princípio, o que a bancada de corretores vai cobrar do candidato é o seu argumento e posicionamento sobre um determinado tema. Logo, nota-se a falta de coesão na seguinte frase: "Sendo assim, por ser a única forma de estudos em 2020, poderiam fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos cursos." * Para reforçar seu posicionamento, faça o uso de modalizadores discursivos como termos que expressam obrigatoriedade. Ex: 'deve', 'necessariamente', 'impreterivelmente', etc...
A segunda dica que eu posso lhe dar é: veja mais videos sobre redação. O texto deve ter no máximo 30 linhas e ser organizado da seguinte forma: introdução, desenvolvimento e conclusão. O corretor assim que bater o olho na redação deve identificar de cara essa estrutura, caso não houver já é considerado um texto desorganizado e com falta de coesão e coerência e você perde muito ponto na competência 4 por isso.
Lembre-se que na redação do Enem ha 5 competências que você deve seguir e só a proposta de intervenção vale 200 pontos. Atualmente, para conseguir 200 pontos na proposta de intervenção você deve estruturar ela da seguinte forma:
Agente interventor - Modo/ meio - Ação interventiva -Detalhamento - finalidade.

* Eu tirei essas palavras com base no estudo que fiz sobre redação, não sei se posso lhe dizer que é 100% confiável pois talvez eu tenha entendido alguma coisa ou outra errado. Por isso confira certinho que é sucesso na prova :)
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